Alícia Duhá Lose
Entre livros e documentos: a pesquisa em acervos e os estudos linguísticos
Speaker
-
Alícia Lose
Alícia Lose
Licenciatura em Letras (PUCRS), Mestre e Doutora em Letras (UFBA); com estágios pós-doutorais em Filologia (UFBA); História (UnB); estágio de pesquisa em Paleografia e Diplomática (com Bolsa de Profa. Visitante no Exterior PVEx-CAPES, na Univ. de Coimbra); Profa. Associada do Setor de Filologia do Instituto de Letras da UFBA para as disciplinas Paleografia, Diplomática e Ecdótica; pesquisadora de acervos especiais há 25 anos. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.
Mediator
-
Pedro Daniel dos Santos Souza
Pedro Daniel dos Santos Souza
Doutor em Língua e Cultura (2019) e Mestre em Letras e Linguística (2005) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor Assistente na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Membro dos Grupos de Pesquisa Programa para a História da Língua Portuguesa (PROHPOR), vinculado ao Subprograma História da Cultura Escrita no Brasil (HISCULTE), e Fala e Contexto no Português Brasileiro (GCONPORT). Atua como um dos coordenadores da Comissão Científica da Área de Linguística Histórica da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN). Integra o grupo de pesquisadores do projeto colaborativo VIP – Vilas Indígenas Pombalinas. Desenvolve pesquisas nas áreas de Linguística Histórica e História Social da Cultura Escrita no Brasil, atuando principalmente na investigação dos seguintes temas: constituição sócio-histórica da língua portuguesa, sintaxe histórica do português brasileiro, sociolinguística, variação e normas linguísticas, história social linguística do Brasil, história social da cultura escrita e populações indígenas brasileiras, com ênfase na Bahia setecentista.
Abstract →
Alícia Duhá Lose
Entre livros e documentos: a pesquisa em acervos e os estudos linguísticos
Diversas pesquisas das Ciências Humanas se valem das fontes bibliográficas e documentais sobre as quais lançam seus olhares para analisar desde a materialidade até o conteúdo. Compreender as dimensões e os potencialidades dessas fontes é o primeiro passo para um manancial inesgotável de abordagens. Na conferência aqui proposta trataremos da riqueza e da diversidade de acervos e lugares de memória para a área de Letras e das Ciências Humanas.