Direitos Linguísticos
Políticas de imigração e refúgio
Participants
-
Leandro Rodrigues Alves Diniz
Leandro Rodrigues Alves Diniz
Leandro Rodrigues Alves Diniz é professor adjunto na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi pesquisador visitante na Ohio State University, com o apoio da Fulbright (2018), e realizou pós-doutorado na Université Grenoble Alpes (2020). Na UFMG, é membro do Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (Poslin). Vice-líder do grupo de pesquisa IndisciPLAr: Português como Língua Adicional em uma perspectiva indisciplinar. Foi coordenador do curso de Português como Língua Adicional (PLA) para Candidatos ao Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) na UFMG (2013-2019), membro da equipe de coordenadores do eixo de Português do programa Mais Médicos para o Brasil (2013-2018), vice-presidente do Programa Idiomas sem Fronteiras – Português (2015-2018), e professor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (2011-2013). Desde 2012, integra a comissão técnico-científica do Celpe-Bras e, desde 2020, é editor-chefe da Revista Interfaces (UFMG), membro do Comitê de Políticas Públicas da Associação Brasileira de Linguística (Abralin) e coordenador do projeto DIPROlinguas (CAPES/COFECUB), idealizado pelo Prof. Dr. Christian Degache.
-
Marcelo Antonio Lemos
Marcelo Antonio Lemos
Mestrando junto ao Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras da Universidade Federal de Roraima – UFRR (2019/2021), Diplomado em Ação Humanitária pelo Instituto de Estudos sobre Conflitos e Ação Humanitária (IECAH) Madri, Espanha (2021). Bacharel em Filosofia pela Universidade Estácio de Sá (2012), tem experiência na área de Ação Humanitária em cenários Migratórios, Gestão de Riscos e Desastres, concentrando suas habilidades em Gerenciamento de Projetos em Organizações Sociais e pesquisas sobre resposta humanitária em contextos urbanos. E está na Coordenação do Centro de Referência do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados de Belo Horizonte/MG.
-
Ricardo Rizzo
Ricardo Rizzo
Diplomata, trabalhou na Divisão das Nações Unidas do Ministério das Relações Exteriores (2006-2010), na Missão do Brasil junto às Nações Unidas em Nova York (2011-2014), na Embaixada do Brasil em Montevidéu (2014-2017) e no Departamento de Organismos Internacionais do Ministério das Relações Exteriores (2017 -). Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2004), mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2007) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2015).
Mediator
-
Regina Helena Pires Brito
Regina Helena Pires Brito
Professora Adjunto III, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós-Doutorado na Universidade do Minho (Braga-Portugal), Doutora e Mestre em Linguística pela FFLCH-USP. Coordenadora do Colégio Doutoral Tordesilhas em Linguagens, Sociedades e Culturas. Líder do GP CNPq – Cultura e Identidade Linguística na Lusofonia; Vice-líder do GP O discurso pedagógico de Paulo Freire: uma leitura. Docente e coordenadora do Núcleo de Estudos Lusófonos do Programa de Pós-Graduação em Letras da UPM. Membro do Museu Virtual da Lusofonia (Portugal). Membro da CPCLP – Comissão para a Promoção do Conteúdo em Língua Portuguesa, da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa|Câmara Brasileira do Livro. Membro da Comissão de Políticas Públicas da ABRALIN, Pesquisadora do CLEPUL- Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Pesquisadora Associada do Centro de Estudos das Literaturas de Expressão em Língua Portuguesa da USP, membro do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Linguística de Timor-Leste, do Grupo de Historiografia Linguística do IP-PUC-SP e do GT de Historiografia da ANPOLL. Coordenadora de projetos de difusão linguística do português junto à Universidade Nacional Timor Lorosa´e em 2004 e 2012 (Timor-Leste). Coordenadora de Programas, Projetos e Eventos do Decanato de Extensão da UPM (2008 a 2015).
Abstract →
Direitos Linguísticos
Políticas de imigração e refúgio
Esta mesa-redonda visa apresentar e debater a situação linguística, social e política de imigrantes e refugiados no Brasil, atentando para a maneira como as políticas e os direitos linguísticos estão intrinsecamente articulados com outras políticas de acolhimento e reconhecimento dos direitos desses sujeitos. Tendo em vista o aumento da demanda por solicitações de refúgio no Brasil (ACNUR) e a presença de imigrantes de diferentes contextos, essa mesa-redonda agrega pesquisadores, agentes governamentais e representantes da sociedade civil que têm se voltado para essas questões, com vistas a sensibilizar o público mais amplo sobre a importância de políticas linguísticas consistentes, planejadas e articuladas voltadas para essa demanda.