Erotilde Goreti Pezatti
A conexão de orações no português do ponto de vista da Gramática Discursivo-Funcional
Speaker
-
Erotilde Goreti Pezatti
Erotilde Goreti Pezatti
É graduada em Letras (Licenciatura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestre em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e concluiu Pós-Doutorado em Gramática Discursivo-Funcional pela Universidade de Amsterdam – Holanda (2005) e pelo Instituto de Linguística Teórica e Computacional em Lisboa – Portugal (2012). Professora Associada da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Campus de São José do Rio Preto, atua na Graduação e na Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UNESP/SJRP, na linha de pesquisa Descrição e análise funcional de língua falada e escrita, tendo sido coordenadora do Programa no período de 2013 a 2017. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, desde 1994, e líder do Grupo de Pesquisa em Gramática Funcional (GPGF), cadastrado no CNPq desde 2002. Foi coordenadora da Área de Linguística da FAPESP de abril de 2013 a outubro de 2020. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente no desenvolvimento de temas como: ordenação de constituintes na sentença, articulação de orações, estrutura argumental e tipologia linguística. É autora do livro “A ordem de palavras em português”, e coautora dos livros “A relação conclusiva na língua portuguesa: funções resumo, conclusão e consequência” e “As interrogativas de conteúdo na história do português brasileiro : uma abordagem discursivo-funcional”, e organizadora dos livros “Pesquisas em Gramática Funcional: descrição do português” e “Construções subordinadas na lusofonia: uma abordagem discursivo-funcional” e “Construções coordenadas nas variedades portuguesas: uma abordagem discursivo-funcional”.
Mediator
-
Aquiles Tescari Neto
Aquiles Tescari Neto
Professor no Departamento de Linguística da Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, onde desenvolve pesquisas em ensino de gramática e cartografia sintática. Atualmente, desenvolve projeto de pesquisa sobre a posição do verbo em português angolano e em português moçambicano, com apoio da FAPESP (Processo 2016-20853-6).
Abstract →
Erotilde Goreti Pezatti
A conexão de orações no português do ponto de vista da Gramática Discursivo-Funcional
Subordinação e coordenação têm sido comumente tratadas como um processo gramatical de conexão de orações, em que pode ocorrer uma relação de equipolência ou de dependência entre as unidades envolvidas. A proposta desta apresentação é mostrar como uma teoria de base discursivo-funcional entende a coordenação e a subordinação, relacionando-as aos níveis e camadas propostas pelo modelo da Gramática Discursivo-Funcional (HENGEVELD; MACKENZIE, 2008 e KEIZER, 2015).