Gladis Massini-Cagliari
Letra e música: as relações do presente elucidando o ritmo do nosso passado linguístico.
Speaker
-
Gladis Massini-Cagliari
Gladis Massini-Cagliari
É Bacharel e Licenciada em Letras pelo Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp (1987), onde cursou também o Mestrado e o Doutorado em Linguística. Concluiu o Mestrado em 1991 e o Doutorado, em 1995. Fez Pós-Doutorado na University of Oxford, em 2002-2003. Em 2005, obteve a Livre-Docência em Fonologia, no Departamento de Linguística, Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, Campus de Araraquara, onde exerce atualmente a função de Professor Titular (concurso realizado em outubro de 2015). Suas atividades incluem a atuação como: coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP-Araraquara, de 2004 a 2007; Vice-Presidente do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (biênio 2005-2007) e editora da revista Estudos Linguísticos (2005-2007); membro do Comitê de Avaliação da Capes, área de Letras e Lingüística (2005-2010); coordenadora do Grupo de Trabalho em Estudos Medievais da ANPOLL – Associação de Pesquisa e Pós-Graduação em Letras e Linguística, de agosto de 2008 a julho de 2012; co-editora da revista Alfa (A1) (2012-2016). É coordenadora do Grupo de Pesquisa Fonologia do Português: Arcaico & Brasileiro. Atuou como membro do Comitê Assessor da área de Letras e Linguística (CA-LL) do CNPq (2016-2019). Foi Pró-Reitora de Graduação da UNESP (gestão 2017-2021). É autora de 6 livros e organizadora de outros 8, tendo publicado diversos artigos em periódicos, capítulos de livros e textos completos em anais, no Brasil e no exterior, nas áreas de Linguística Histórica, Fonologia, Alfabetização. Sua pesquisa está concentrada principalmente na busca de pistas nos registros das cantigas medievais profanas e religiosas que permitam vislumbrar a história do ritmo e da prosódia do português, de suas origens até os dias de hoje.
Abstract →
Gladis Massini-Cagliari
Letra e música: as relações do presente elucidando o ritmo do nosso passado linguístico.
A apresentação tem como objetivo analisar as relações entre proeminências musicais e linguísticas na língua portuguesa cantada, focalizando a interface Música-Linguística, com o objetivo de investigar em que medida a análise da relação entre letra e música contribui para a elucidação de questões relativas à prosódia linguística, tanto no presente quanto em períodos passados da língua. Para exemplificar, serão analisados dois jingles de propagandas, uma cantiga de roda, uma canção de Carlos Gomes (sec. XIX) e uma Cantiga de Santa Maria de Afonso X (século XIII).
Dado que as músicas cantadas se baseiam em uma relação entre os níveis musical e linguístico, mediada pelo nível poético, esta apresentação tem por objetivo confirmar a possibilidade de uma conexão entre a música e a linguística no desenvolvimento de uma nova metodologia para o estudo da prosódia de línguas atuais ou de períodos anteriores de línguas vivas ou já mortas (tal como já foi feito em trabalhos anteriores da autora e de seus colaboradores, para o Português Arcaico, séculos XIII-XIV).
Em uma perspectiva pouco ortodoxa, o objetivo é mostrar que o estudo da relação entre letra e música em canções mais atuais ou tradicionais pode revelar padrões esperados de combinação das proeminências musicais e linguísticas que, se forem tomados como princípios gerais da composição de canções cantadas, podem ajudar, em termos históricos, a revelar particularidades da prosódia de tempos passados das línguas, a partir da consideração de testemunhos escritos das canções da época.