História da Linguística
o que é?
Participantes
-
Marli Quadros Leite
Marli Quadros Leite
Professora Titular do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, na Universidade de São Paulo. Bolsista de Produtividade e Pesquisa (PQ) CNPq tem mestrado (1992) e doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo (1996), pós-doutorado pela University of Pennsylvania (EUA) e pela Université de Paris VII – Diderot. É líder de dois Grupos de Trabalho (CNPq): Gramáticas: história, descrição e discurso do qual participam pesquisadores brasileiros, franceses e portugueses, e Projeto NURC/SP-Núcleo USP, no qual atuou juntamente com o Prof. Dr. Dino Preti e hoje é coordenadora desse Projeto. É coordenadora de um acordo de cooperação internacional da USP com a Université de Paris VII. É autora de livros, capítulos e artigos que versam sobre temas científicos e didáticos. Foi Chefe do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, Presidente da Comissão de Graduação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e Assessora Técnica da Pró-Reitoria de Graduação da USP. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando, principalmente, nos seguintes temas: historiografia linguística, norma e uso linguísticos, discurso, texto, oralidade e escrita.
-
Neusa Barbosa Bastos
Neusa Barbosa Bastos
Neusa Maria Oliveira Barbosa Bastos é Pós-Doutor pela Universidade do Porto/Portugal. Concluiu o doutorado em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1987. Atualmente, é Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É consultor “Ad Hoc” da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Participa do SINPRO/SP – Sindicato dos Professores de São Paulo, como membro de diretoria. Foi coordenadora do GT de Historiografia da Linguística Brasileira da ANPOLL – Associação Nacional de Pós-Graduação em Letras e Linguística, de 2004 a 2008. É coordenadora do IP-PUC/SP – Instituto de Pesquisas Linguísticas “Sedes Sapientiae” para Estudos de Português e do NEL/UPM – Núcleo de Estudos Lusófonos da UPM. É coordenadora do Grupo de Pesquisa de Historiografia da Língua Portuguesa e vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa de Cultura e Identidade Linguística na Lusofonia, ambos cadastrados no CNPq. Membro da CPCLP – Comissão para a Promoção do Conteúdo em Língua Portuguesa, da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (Câmara Brasileira do Livro). Publicou trabalhos em anais de eventos. Possui livros e capítulos de livros publicados e artigos em periódicos. Participou de eventos no Brasil e no exterior. Orientou dissertações de mestrado, teses de doutorado e supervisionou Estágios Pós-Doutorais, além de ter orientado iniciações científicas, trabalhos de conclusão de curso e de especialização e aperfeiçoamento, nas áreas de Letras, Linguística, Educação e Administração. Atua na área de Letras, com ênfase em Historiografia Linguística e Discurso. Em suas atividades profissionais, interagiu com vários colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.
-
Ricardo Cavaliere
Mediator
-
Ronaldo de Oliveira Batista
Ronaldo de Oliveira Batista
Doutor em Linguística pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutor pela Katholieke Universiteit Leuven (Bélgica) na área de Historiografia Linguística. Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde atua como docente, pesquisador e orientador em temas relativos à história do conhecimento sobre a linguagem.
Abstract →
História da Linguística
o que é?
A mesa coloca em discussão o que é elaborar uma história da linguística. Quais são os métodos utilizados? Quais os pressupostos teóricos considerados? A abordagem será feita a partir da Historiografia da Linguística, campo que se dedica ao estudo da história do conhecimento produzido sobre a linguagem. Os convidados discutirão as principais linhas de pesquisa em história da linguística no Brasil: história da gramática, história do ensino de língua portuguesa e elaboração de portais de documentação historiográfica.