Linguagem Simples e Cidadania
Contribuições da Linguística para a democratização do acesso às informações públicas
Participants
-
Heloisa Fischer
Heloisa Fischer
Graduada em Comunicação Social (Jornalismo), pela UFRJ. Mestre em Design na PUC-Rio, onde pesquisou a compreensibilidade textual em serviços públicos digitais. Autora de “Clareza em textos de e-gov, uma questão de cidadania”, o primeiro livro em português sobre o movimento Plain Language em governo digital. Membro integrante da Plain Language Association International e da Clairity International.
-
Isabel Ferreira Lima
Isabel Ferreira Lima
Graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará (2006) e Mestre em Literatura Brasileira pela mesma instituição (2010). Coordenadora do Projeto Linguagem Simples do Íris–Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Estado do Ceará.
-
Claudia Poblete Olmedo
Claudia Poblete Olmedo
Mestre em Linguística Aplicada pela Pontificia Universidad Católica de Valparaíso (Chile) e Doutora em Filologia Espanhola pela Universidad Autónoma de Barcelona (Espanha). Professora de Lingüística Geral, Redação e Compreensão de textos, Fonética e Fonologia do Espanhol, pela Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso. Membro integrante da Plain Language Association International e representante no Chile da Clarity International.
Mediator
-
Erica Rodrigues
Erica Rodrigues
Graduou-se em Letras Português-Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1991, completando sua Licenciatura Plena em Letras (Port.-Literaturas), pela mesma instituição , em 1993. Concluiu mestrado em Letras, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, em 1996. Defendeu, em março de 2006, tese de doutorado em Letras, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, na área de Psicolinguística, a respeito do processamento da concordância de número entre sujeito e verbo na produção de sentença. É professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro desde 1992 e ministra disciplinas da área de Lingüística, na graduação do Departamento de Letras. Integra o Programa de Pós-Graduação Estudos da Linguagem. Desenvolve projetos vinculados ao grupo de pesquisa do Laboratório de Psicolinguística e Aquisição da Linguagem (LAPAL) e também ao grupo interdisciplinar de Neurociências e Cognição (INCog). Coordena a equipe de Leitura e Escrita do Núcleo de Orientação e Atendimento Psicopedagógico (NOAP), da PUC-Rio. É pesquisadora associada da Rede Nacional de Ciência para Educação. Tem interesse pelas áreas de Psicolinguística, Lingüística Teórica, Sintaxe do Português, Educação. Coordenou o GT de Psicolinguística da ANPOLL (2014-2016) e foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação Estudos da Linguagem (PPGEL), PUC-Rio, de Jan. 2016 a Fev. 2019.
Abstract →
Linguagem Simples e Cidadania
Contribuições da Linguística para a democratização do acesso às informações públicas
A Mesa visa a apresentar o Movimento Internacional Plain Language (Linguagem Simples) e discutir como pesquisas na área da Linguística e da Psicolinguística são relevantes, necessárias e urgentes, para tornar as informações públicas acessíveis aos cidadãos.