Linguística Cognitiva e Ensino
Participants
-
Mônica Fontenelle Carneiro
Mônica Fontenelle Carneiro
Mônica Fontenelle Carneiro é professora do Departamento de Letras da UFMA, do Programa de Pós-Graduação em Letras – PPGLETRAS (Mestrado Acadêmico em Letras) do Campus de São Luís, do Programa de Pós-Graduação em Letras – PPGLETRAS (Mestrado Acadêmico em Letras) do Campus de Bacabal, e professora colaboradora do PPGDIR – Programa de Pós-Graduação em Direito, todos da UFMA. É pesquisadora líder da equipe brasileira do Projeto Internacional de Pesquisa Bibliography of Metaphor and Metonymy (METBIB), coordenado pelas Universidades de Córdoba e de La Rioja (Córdoba e La Rioja, Espanha), em parceria com a John Benjamins Publishing Company (Amsterdã, Holanda); e, também, do GELP-COLIN UFC e UFMA (que está promovendo o I CIGELP), do GEPLA (UFC), do GEPELA (UFMA).
-
Antônio Suárez Abreu
Antônio Suárez Abreu
Antônio Suárez Abreu é professor titular da UNESP e professor associado da USP. Possui mestrado, doutorado e livre-docência pela USP e pós-doutorado pela UNICAMP. Sua área de pesquisa é cognição e linguagem. Lidera um grupo de pesquisa em linguística cognitiva (GEPELIC), cadastrado no CNPq. Trabalha, atualmente, na Faculdade de Medicina e Odontologia São Leopoldo Mandic, em Campinas. Publicou os livros: Curso de Redação (Ática), Texto e Gramática (Melhoramentos), A Arte de Argumentar, O Design da Escrita, Linguística Cognitiva, Gramática Mínima para Domínio da Língua Padrão e Gramática Integral da Língua Portuguesa, os cinco últimos pela Ateliê Editorial e, neste segundo semestre, Criatividade: uma visão cognitiva e cultural para o século 21, pela editora Giostri. É membro da Academia Campinense de Letras e da Academia Internacional de Cultura, em Brasília.
Mediator
-
Tiago de Aguiar Rodrigues
Tiago de Aguiar Rodrigues
Tiago de Aguiar Rodrigues é doutor em Linguística pela Universidade de Brasília. Mestre em Linguística pela Universidade de Brasília (2011). Possui graduação em Letras – Português (Bacharelado (2009) e Licenciatura (2007)) e Letras – Inglês (Licenciatura) (2012) pela Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística. É professor adjunto I da Universidade Federal da Paraíba.
Abstract →
Linguística Cognitiva e Ensino
O objetivo desta mesa-redonda é debater como fundamentos teóricos da Linguística Cognitiva (LC) podem subsidiar práticas pedagógicas para o ensino de língua, em especial na educação básica. Primeiramente, será apresentado o conceito de linguística cognitiva. Na sequência, serão abordados alguns temas tratados por essa teoria, como linguagem corporificada, esquema de imagens, analogia, categorização e a relação entre língua e cultura, correlacionando-os ao estudo e ao ensino de língua. Por fim, será apresentada uma pesquisa que discute os usos de metáforas em livros didáticos e sugerida a leitura de outras pesquisas que abordam a interface LC-ensino de língua. Esperamos que quem nos assiste, em especial docentes da educação básica, possa se interessar mais sobre a LC e refletir sobre as contribuições dela para o dia a dia de sala de aula.