Linguística no Brasil
Desafios nas regiões não hegemônicas
Participants
-
Leandra Ines Seganfredo Santos
Leandra Ines Seganfredo Santos
Leandra Ines Seganfredo Santos é doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUCSP). É professora concursada na Universidade do Estado de Mato Grosso (Professor Adjunto nível 7). Possui experiência nas áreas de metodologias de ensino atuando nos cursos de Pedagogia e Letras, principalmente nos seguintes temas: formação de professores de línguas, ensino-aprendizagem de línguas em diferentes idades e multiletramentos. É membro do CELIN – Centro de Língua(gens) e do CEI (Centro de Estudos e Investigação). Coordena o Programa de Mestrado Acadêmico em Letras, desde sua criação, em 2016. É fundadora e coordenadora do GT da ANPOLL Estudos Linguísticos na Amazônia Brasileira (2018).
-
Cláudia A. Rost Snichelotto
Cláudia A. Rost Snichelotto
Cláudia A. Rost Snichelotto é Professora Titular-Livre da Universidade Federal da Fronteira Sul (campus Chapecó/SC). Doutora (2009) e Mestre (2002) em Linguística, área de concentração Sociolinguística, pela Universidade Federal de Santa Catarina, foi professora da Educação Básica de 1994 a 2007. É professora do Ensino Superior desde 2002. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase na interface da Sociolinguística Variacionista com o Funcionalismo Linguístico, atuando principalmente nos seguintes temas: variação, mudança, gramaticalização e marcador discursivo. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, da Universidade Federal da Fronteira Sul, de 2012 a 2015, e Vice-Presidente do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul (CelSul), gestão 2013-2014.
-
Cleber Ataíde
Cleber Ataíde
Cleber Ataíde é doutor (2013) em LingUística pela Universidade Federal da Paraíba, com estágio sanduíche na Universidade Presbiteriana Mackenzie e na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente, é membro do Comitê Técnico do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE), colaborador da Universidade de Pernambuco e professor adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Funcional e Histórica, atuando principalmente nos seguintes temas: tradição discursiva, diacronia de textos, gramaticalização e história. Como pesquisador, coordena o Laboratório de Edição e Documentação Linguística de Pernambuco – LeDoc (MT-APQ-0042-8.01/15) e o projeto Para História do Português Brasileiro em Pernambuco (PHPB). Foi presidente do Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Nordeste (GELNE), no biênio 2016-2018 e, atualmente, é membro conselheiro da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) e do Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Nordeste (GELNE). Em cooperação com a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, integra também a Comissão Científica Internacional do projeto POMBALIA-POMBAL GLOBAL, do qual é coordenador em Pernambuco.
-
Angela Chagas
Angela Chagas
Angela Chagas é Professora Adjunto II da Faculdade de Letras/Instituto de Letras e Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Letras (Área de Concentração: Linguística – Linha de Pesquisa: Análise, Descrição e Documentação das Línguas Naturais) da Universidade Federal do Pará. Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), pesquisa desde 2008 a língua Ikpeng (Karib). Foi coordenadora do Projeto de Documentação Linguística da Língua Ikpeng do Museu do Índio/FUNAI. É líder do Grupo de Documentação e Descrição de Línguas Indígenas (DODELIN/CNPq) da UFPA. Tem experiência na área de Letras/Linguística, com ênfase em línguas indígenas brasileiras e atua principalmente nos seguintes temas: fonética, fonologia e morfossintaxe. Tem interesse por línguas da família Karib, antropologia e narrativas míticas.
-
Thaís Ludmila da Silva Ranieri
Thaís Ludmila da Silva Ranieri
Thaís Ranieri é doutora em Letras, com ênfase em Linguística, pela Universidade Federal de Pernambuco (2015). Atua principalmente com trabalhos voltados para a Linguística Textual de base sociocognitiva, com foco na temática da referenciação e Ensino de Língua Portuguesa. Tem interesse também por trabalhos que atuam numa relação multimodal da língua em associação com semioses diversas, em especial com o gestual. Profissionalmente, atua na Universidade Federal Rural de Pernambuco no Departamento de Educação como Professora Adjunto 3 na área de Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e Língua Portuguesa. Hoje é coordenadora institucional do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) na UFRPE. Pertenceu à Diretoria do Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Nordeste – GELNE, nos biênio 2014-2016 e 2016-2018.
Moderators
-
Raquel Freitag
Raquel Freitag
Raquel Freitag é Professora do Departamento de Letras Vernáculas, do Programa de Pós-Graduação em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Sergipe. Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina, área de concentração Sociolinguística, atualmente, estuda o processamento da variação linguística, com atenção às pistas de atenção, reparo e emoções na produção e percepção. Também desenvolve atividades de popularização da ciência e estímulo à pesquisa na educação básica, com o projeto Cienart e com a organização da Feira Científica de Sergipe durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Coordeno o Condomínio de Laboratórios Multiusuário de Informática e Documentação LAMID da Universidade Federal de Sergipe. Foi secretária da Associação Sergipana de Ciência ASCi, biênio 2016-2018. É Pesquisadora Associada da Rede Nacional de Ciência para Educação (CpE) e editora-chefe da Revista da ABRALIN. Vice-presidente da associação do Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Nordeste biênio 2019-2020 (GELNE) e da Associação Brasileira de Linguística.
-
Germana Sales
Germana Sales
Germana Sales é doutora em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2003). É professora Titular (Portaria Nº 4979/2019), da Faculdade de Letras, do Instituto de Letras e Comunicação (ILC), da Universidade do Federal do Pará, com atividade docente na Graduação e Pós-Graduação, atuando especialmente em temáticas referentes à literatura do século XIX e ensino de Literatura. Exerceu os cargos de Vice-Coordenadora [Portaria No 2179/2011, período 01/07/2011 a 30/06/2013] e Coordenadora [Portaria No 3173/2013, período 01/07/2013 a 09/03/2015] do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), do Instituto de Letras e Comunicação, da Universidade Federal do Pará, tendo participado da implantação do Doutorado no Programa e foi Vice-Coordenadora do PROFLETRAS [Portaria No 4527/2013] na UFPA. Exerceu o cargo de Presidente da Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC, gestão 2014-2015) e da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa (ABRAPLIP, gestão 2018-2019). Atualmente exerce a função de Diretora de pesquisa, na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP), da UFPA, desde março/2015 [Portaria No 1044/2015]; Coordenadora Geral do Portal de Periódicos da UFPA e Coordenadora da Área de Linguística e Literatura da CAPES [Portaria No 69 do Diário Oficial Nº 66, 6 de abril de 2018]. É membro do Conselho da Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Pará (UFPA) [Portaria No 5027/2017] e do Conselho gestor do sistema integrado de gestão de atividades acadêmicas (SIGAA). Tem experiência na área de Letras, com ênfase na Literatura Portuguesa, História da Literatura e História do Livro e da Leitura, com destaque nos seguintes temas: comércio de livros entre Portugal e Brasil; estudos do romance no século XIX; crítica ao romance no Oitocentos, prosa de ficção oitocentista.