Políticas Linguísticas
Políticas Públicas e a Questão Indígena
Speakers
-
Fernando Merloto Soave
Fernando Merloto Soave
Procurador da República para as causas indígenas e populações tradicionais no estado do Amazonas, vinculado à 6ª Câmara.
-
Márcia Nascimento
Márcia Nascimento
Mestre e doutora em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com bolsas Ford e CAPES. Tem como principal área de interesse o estudo de línguas indígenas, em especial a língua Kaingang da qual é falante nativa, bem como o ensino de línguas no contexto da Educação Escolar Indígena. Como bolsista CNPq de Pós-doutorado (2017 a 2019), desenvolveu projeto na área de Revitalização Linguistica com ênfase nos métodos de transmissão intergeracional de língua e cultura. No segundo semestre de 2017 realizou estágio na Massey University e Ninhos de Língua Māori na Nova Zelândia. Atualmente coordena o projeto Kanhgág vĩ mré ẽg jykre pẽ jagfe “Ninho de língua e cultura Kaingang” que vem sendo desenvolvido na Terra Indígena Nonoai – RS.
-
Marcivana Sateré Mawé
Marcivana Sateré Mawé
Do povo Sateré-Mawe, Marcivana Sateré Mawé faz parte da Coordenação dos Povos Indígenas de Manaus e Entorno (COPIME) e uma das auditoras do Sínodo para Amazônia, que aconteceu em Roma.
-
Felipe Santa Cruz
Felipe Santa Cruz
Felipe Santa Cruz é o atual Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil.
Mediator
Abstract →
Políticas Linguísticas
Políticas Públicas e a Questão Indígena
Esta mesa-redonda visa discutir a situação linguístico-política dos povos indígenas brasileiros em relação às demais políticas públicas voltadas para esses povos. Considera-se que o reconhecimento da diversidade linguística de povos indígenas é fundamental para que políticas educacionais, de saúde e de acesso à justiça alcancem esses sujeitos. Em atenção à Década Internacional das Línguas Indígenas (UNESCO, 2022-2032), nesta mesa-redonda trata-se de refletir sobre o papel das línguas indígenas na construção de políticas de inclusão e de reconhecimento, em respeito aos direitos humanos.