Quanto custa fazer linguística?
Dia de Mobilização em Defesa da Ciência
Participantes
-
Mailce Borges Mota
-
Marcia dos Santos Machado Vieira
Marcia dos Santos Machado Vieira
Doutora em Língua Portuguesa pelo Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001 e 1995, respectivamente), Marcia Vieira atualmente é Professora Associada IV do Departamento de Letras Vernáculas. Antes de integrar o quadro de docentes efetivos da UFRJ, atuou como professora de Português no Ensino Fundamental da Prefeitura do Rio de Janeiro. Tem experiência em pesquisa nas áreas de Letras e Linguística, com ênfase em Língua Portuguesa, e em relação a estes temas: variação e mudança de fenômenos fonéticos (pretônicas) e morfossintáticos (formas de tratamento ou referencialidade e construções com formas verbais); mudança de formas linguísticas decorrentes de mecanismos de gramaticalização, lexicalização, mudança construcional e construcionalização; predicação; auxiliaridade; impessoalização discursiva; temporalidade, aspectualidade e modalização. Coordena o Projeto PREDICAR Formação e expressão de predicados complexos e predicações. Coordena o GT de Sociolinguística da ANPOLL (Variação e Mudança Linguística) no biênio 2018-2020. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa do IESC/UFRJ e de NDE de cursos da Faculdade de Letras/UFRJ. É uma das editoras gestoras da Revista Diadorim: estudos linguísticos e literários do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas.
-
Tiago Torrent
Tiago Torrent
I’m a Cognitive Linguist working on Natural Language Understanding within the framework of Frame Semantics and Construction Grammar. I’m also the head of the FrameNet Brasil Computational Linguistics Lab and a Professor of the Graduate Program in Linguistics at the Federal University of Juiz de Fora, Brazil.
Abstract →
Quanto custa fazer linguística?
Dia de Mobilização em Defesa da Ciência
Além de formação de recursos humanos qualificados, a pesquisa em linguística demanda infraestrutura. Qual o custo da aquisição e manutenção de equipamentos da pesquisa em linguística?