Sociolinguística e interfaces
Morfossintaxe, Pragmática e Discurso
Participants
-
Maria Antónia Coutinho
Maria Antónia Coutinho
Maria Antónia Coutinho é Professora Associada na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH, Departamento de Linguística) e investigadora do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL). Doutorada em Linguística – área de especialização em Teoria do Texto pela Universidade NOVA de Lisboa, tem orientado teses de doutoramento e de mestrado e publicado, a nível nacional e internacional, na área da linguística do texto e do discurso e da didática da língua. Privilegiando a perspetiva teórica e epistemológica do Interacionismo Sociodiscursivo, os seus principais interesses de investigação relacionam-se com a compreensão do funcionamento da língua e dos textos e com o papel que assumem no desenvolvimento da pessoa ao longo da vida.
-
Marcos Goldnadel
Marcos Goldnadel
Marcos Goldnadel é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Pragmática, atuando principalmente nos seguintes temas: pragmática, implicatura, pressuposição, redação e língua portuguesa. Coordena o projeto “Pressuposição e estados de crença: uma abordagem inferencial do problema da projeção”.
-
Edair Görski
Edair Görski
Edair Görski é professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atuando nas áreas de Teoria e Análise Linguística, na linha de pesquisa Cognição e uso; e de Sociolinguística e Dialetologia, na linha de pesquisa Contato, Variação e Mudança linguística. Campos de interesse: sociofuncionalismo, variação socioestilística, gramaticalização, sociolinguística educacional.
Mediator
-
Juliana Bertucci Barbosa
Juliana Bertucci Barbosa
Doutorado, fomentado pelo CNPq, em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP-Campus de Araraquara. Realizou, em Portugal, na Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras (FLUL) e Centro de Linguística (CLUL), estágio de Doutorado PDEE fomentado pela CAPES. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística e estudos descritivos no nível Sintático-Semântico. Também atua na constituição de banco de dados (montagem de corpora) e pesquisas variacionistas no Português Mineiro da cidade de Uberaba. Atualmente é professora Associada II do Departamento de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM-Uberaba) e líder do grupo de pesquisa GEVAR (Grupo de Estudos Variacionistas) e ex-coordenadora e professora do PROFLETRAS/UFTM. Desde julho de 2016 atua como membro permanente do GT de Sociolinguística da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL). Suas pesquisas atuais estão concentradas na área de Sociolinguística com interface ao ensino de Língua Portuguesa e descrição do Português Brasileiro.
Abstract →
Sociolinguística e interfaces
Morfossintaxe, Pragmática e Discurso
Nesta web-mesa, promovido pela Comissão da área de Sociolinguística, visamos refletir sobre possíveis (i) contribuições que a Sociolinguística e a interface Morfossintaxe, Pragmática e Discurso podem ensejar ao ensino e a outros espaços de ação (vozes e escritas) e/ou (ii) debates temáticos do campo da Pragmática e/ou do Discurso que podem colaborar para práticas investigativas sociolinguísticas. Para isso: a Profa. Dra. Maria Antónia Coutinho (UNL-Portugal) discutirá como o social, perspetiva do Interacionismo Sociodiscursivo, relaciona-se com os textos e as línguas; o Prof. Dr. Marcos Goldnadel (UFRGS-Brasil) abordará a importância da Pragmática para a análise variacionista de fenômenos sintáticos, ilustrando sua argumentação a partir de enunciados de dupla negação; e a Profa. Dra. Edair Görski (UFSC-Brasil), buscando pensar em uma aproximação entre Sociolinguística e Discurso, colocará em relevo o componente sócio da Sociolinguística Variacionista, buscando atrelá-lo a práticas discursivas que se constroem na interação falante-ouvinte.