Sociolinguística, Mídia: Ciência e Sociedade
Participantes
-
Carlos Faraco
Carlos Faraco
Carlos Alberto Faraco é professor titular (aposentado) de linguística da Universidade Federal do Paraná. Doutorou-se em linguística românica na Inglaterra, tendo feito um estágio de pós-doutorado em linguística na University of California. Publicou vários livros, entre os quais Linguagem & Diálogo: as ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin; e História sociopolítica da língua portuguesa. Recentemente, publicou, com Ana Maria Zilles, Para conhecer norma linguística.
-
Sérgio Rodrigues
Sérgio Rodrigues
Sérgio Rodrigues é um escritor e jornalista mineiro que vive no Rio, autor do romance O drible, prêmio Portugal Telecom de 2014, entre outros títulos de ficção e não ficção. Tem livros lançados na Espanha, nos EUA, na França e em Portugal. Como jornalista, em veículos diversos, cultiva desde 2001 um colunismo sobre a língua portuguesa e a linguagem que destoa dos consultórios gramaticais assinados por professores de português. Esse trabalho foi reunido em dois livros: What língua is esta? (Ediouro, 2005) e Viva a língua brasileira! (Companhia das Letras, 2016). Atualmente, é colunista semanal da Folha de S.Paulo e roteirista do programa de TV Conversa com Bial.
-
Marcelo Leite
Marcelo Leite
Marcelo Leite formou-se em Jornalismo na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP) em 1979. Fez doutorado em Ciências Sociais (2005) na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Foi Nieman Fellow da Universidade Harvard (1998) e Knight-Wallace Fellow na Universidade de Michigan (2012), nos Estados Unidos. A especialização em jornalismo científico o levou a buscar aperfeiçoamento na Alemanha como bolsista da Fundação Alfried Krupp von Bohlen und Halbach (1989-90), com estágios nas redações das revistas de divulgação científica Bild der Wissenschaft e Kosmos e no jornal diário Stuttgarter Zeitung. É autor de vários livros básicos sobre ciência e ambiente, como Os alimentos transgênicos (2000), A floresta amazônica (2001), O DNA (2003) e Darwin (2009). É detentor dos prêmios de jornalismo brasileiros José Reis (2005), Esso/Exxon (2009 e 2015), José Alencar/CNI (2014 e 2015), Líbero Badaró (2014) e Petrobras (2017). Recebeu também o prêmio internacional WASH Media Award (2014). Foi finalista, em 2014, dos prêmios Exxon e Gabriel García Márquez/FNPI. Atua hoje como colunista de Ciência e Ambiente na Folha de S.Paulo, onde foi também editor de Ciência, de Opinião e de Internacional, além de Ombudsman (1994 a 1996) e correspondente em Berlim (1990). Escreve editoriais para o jornal e também no blog Virada Psicodélica.
Mediator
-
Carla Regina Martins Valle
Carla Regina Martins Valle
Carla Regina Martins Valle é licenciada em Letras com habilitação em Português e Italiano (1999) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Concluiu mestrado (2001), doutorado (2014) e pós-doutorado (2018) em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da UFSC, tendo realizado pesquisas nas áreas de Sociolinguística/Teoria da Variação e Mudança e de Funcionalismo/Gramaticalização. É professora da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando na área de Sociolinguística e Dialetologia. Seus interesses estão voltados a pesquisas sobre marcadores discursivos, variação estilística, identidade linguística, gramaticalização e ensino de língua portuguesa.
Abstract →
Sociolinguística, Mídia: Ciência e Sociedade
Os linguistas em geral e os sociolinguistas em particular conhecemos bem as dificuldades que nossa atividade científica enfrenta em suas relações com a sociedade e, em especial, com a mídia. Contudo, têm ficado muito interna corporis as discussões sobre as causas dessas dificuldades e sobre a busca de alternativas que possam amenizá-las. Por isso, já há algum tempo, vimos pensando que seria importante abrir um diálogo com quem trabalha na mídia com temas de linguagem e de ciência em geral. Assim, esta mesa-redonda, organizada pela Comissão da área de Sociolinguística da ABRALIN, reúne um sociolinguista e dois renomados jornalistas na busca de dar um passo significativo no estabelecimento desse importante diálogo. Em um primeiro momento, Carlos Alberto Faraco vai expor o tema analisando polêmicas que ainda estão, certamente, na memória de todos. Na sequência, ouviremos os dois jornalistas convidados. Sérgio Rodrigues tem realizado, em sua coluna semanal, uma abordagem inovadora de questões referentes à língua, muito bem sustentada no saber produzido pela linguística. Marcelo Leite, por sua vez, tem sido uma referência fundamental no trato jornalístico de questões relativas às ciências naturais. O primeiro vai apresentar os desafios de sua experiência inovadora e o segundo vai explorar convergências e divergências entre jornalistas de ciência e pesquisadores de ciências naturais. Ambos vão apresentar possibilidades e dificuldades para o trabalho jornalístico cientificamente bem informado e, desse modo, vão trazer contribuições para nossos trabalhos relativos à divulgação dos saberes científicos e, em especial, da dinâmica do pensamento científico. Esse diálogo contará ainda com a mediação da sociolinguista Carla Valle, representando o olhar da Comissão Científica da Área de Sociolinguistica atento a questões de variação e mudança linguísticas em diversos espaços discursivos.