Terminologia da COVID-19
E seus novos termos
Participants
-
Mario Berité
Mario Berité
Es Doctor y Máster en Información Científica por la Universidad de Granada, España. Licenciado en Bibliotecología y Escribano Público por la Universidad de la República del Uruguay. Es Profesor Titular, en régimen de dedicación total, de la Facultad de Información y Comunicación, Universidad de la República. Es responsable del grupo de investigación “Terminología y Organización del Conocimiento” (GTERM) y editor responsable de la revista académica Informatio.
-
Rute Costa
Rute Costa
Rute Costa é Professora Associada com Agregação na NOVA FCSH – Portugal. É responsável pelo Grupo de investigação em Lexicologia, Lexicografia e Terminologia e é atualmente Presidente do Centro de Linguística da Universidade NOVA de Lisboa (CLUNL). Desde 2000 é membro da ISO TC 37 “Language and Terminology”. Nos seus projetos interessa-se por terminologia, lexicografia e ontologias.
-
Ieda Maria Alves
Ieda Maria Alves
Doutora em Linguistique pela Université Paris 3 – Sorbonne-Nouvelle (Paris, França) e Livre-Docente pela Universidade de São Paulo, Ieda Alves é Professora Titular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, onde ministra aulas na Graduação e na Pós-Graduação. Foi presidenta do Comitê Executivo da Rede Ibero-americana de Terminologia de 11-2000 a 11-2002, coordenadora do GT de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia da ANPOLL de 06-2002 a 06-2004 e presidenta do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo de 07-2011 a 07-2013. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase nos estudos do Léxico, atuando principalmente nos seguintes temas: Neologia, Lexicologia, Morfologia, Terminologia e Lexicografia
Mediator
-
Bruno Oliveira Maroneze
Bruno Oliveira Maroneze
Tem graduação em Lingüística/Português pela Universidade de São Paulo (2002), mestrado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2005) e doutorado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é professor associado II da Universidade Federal da Grande Dourados. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Lexicologia e Morfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: neologia, neologismo, morfologia, formação de palavras, etimologia e derivação sufixal.
Abstract →
Terminologia da COVID-19
E seus novos termos
A mesa-redonda Terminologia da COVID-19 e seus novos termos procura salientar alguns aspectos da terminologia da COVID-19, com ênfase na criação de termos relativos a essa nova doença. Em sua exposição, com o título “COVID-19 y terminología: los candidatos a neónimos que la pandemia nos dejó”, Mario Barité analisa as características da terminologia que surgiu em torno da pandemia. O pesquisador descreve, em particular, o registro de expressões que foram introduzidas no dicionário da língua espanhola e no dicionário histórico da língua espanhola. A exposição apresentada por Rute Costa, intitulada “Processo de desterminologização: o caso da COVID-19”, enfatizada os processos de desterminologização pelos quais passam alguns neotermos, perdendo assim o estatuto de termo. Também serão referidas as consequências que tais processos têm na elaboração de artigos lexicográficos de língua geral. Ieda Maria Alves, no texto “O que há de novo na terminologia da COVID-19 do português brasileiro?” destaca aspectos da doença que se refletem na formação de sua terminologia. Analisa, também, como esses aspectos permitem apontar direcionamentos para a elaboração de um dicionário destinado a falantes não especializados na área médica.