Léxico, Lexicografia Pedagógica e Ensino
Participants
-
Maria da Graça Krieger
Maria da Graça Krieger
Maria da Graça Krieger tem pós-doutorado em Terminologia pela Universidade Pompeu Fabra (Barcelona/Espanha) e doutora em Linguística e Semiótica Geral pela Universidade de São Paulo. Docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PPGLA) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Professora titular aposentada de Língua Portuguesa da UFRGS em decorrência de concurso público. Foi fundadora do Projeto TERMISUL (UFRGS) e coordenadora do Grupo até 2005. Como professora titular da UNISINOS, atuou como professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, orientando Mestrado e doutorado na área de terminologia e Lexicografia de 2005 a 2017. É coordenadora e líder do Grupo termiLex (UNISINOS). Atualmente é Pesquisadora Voluntária da UNISINOS, junto ao Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada. É membro do Conselho Científico da REALITER, sendo representante do Brasil. Foi Presidente da Rede Iberoamericada de Terminologia (RITerm) no biênio 2004-2006, além de exercer várias outras funções como membro de Comissões Científicas e de conselhos Editoriais. Foi membro da comissão Técnica do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD, 2006), do Ministério da Educação, responsável pela área de Dicionários. Posui várias publicações nas áreas de Terminologia e Lexicografia. Possui experiência nas áreas de Língua Portuguesa e Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: terminologia, lexicografía, lexicografia pedagógica e terminografia. Pesquisadora do CNPq-nível 1B.
-
Rosemeire Selma Monteiro-Plantin
Rosemeire Selma Monteiro-Plantin
Rosemeire Selma Monteiro-Plantin é professora Titular da Universidade Federal do Ceará onde atualmente é Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Linguística. Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001), Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e Licenciada em Letras/Português pela Universidade Estadual de Maringá (1992). Tem experiência em Ensino de Português como Língua Materna e também como Estrangeira (PLE), com ênfase no processo de Internacionalização da Língua Portuguesa. Foi professora-leitora (2005-2007) de língua portuguesa e de cultura brasileira, na Universidade Stendhal, em Grenoble (França). Iniciou suas pesquisas em Fraseologia Teórica e Aplicada na Universidade de Granada, na Espanha (tendo sido bolsista da Fundação Carolina em 2007). Foi bolsista CAPES de estágio pós-doutoral (2011-2012), na Universidade Paris 13, na França, atuando no Laboratório LDI (Lexiques, Dictionnaires, Informatique), no qual pesquisou as principais contribuições dos estudos fraseológicos para o ensino de línguas, para a tradução e para a elaboração de dicionários linguístico-culturais. Eleita em novembro de 2013 Vice Presidente da Associação Brasileira de Fraseologia. Diretora do Observatório das Ciências da Linguagem (Programa de Extensão da Universidade Federal do Ceará). Autora do primeiro Manual de Fraseologia dedicado ao ensino de língua materna publicado no Brasil – Fraseologia – Era uma vez um Patinho Feio no ensino de língua materna.
-
Maria Eugênia Olímpio de Oliveira Silva
Maria Eugênia Olímpio de Oliveira Silva
Maria Eugênia Olímpio de Oliveira Silva é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia (1991). Possui Mestrado (1998: ensino de ELE; 2016: Docência Universitária) e Doutorado em Linguística Aplicada (2004) pela Universidad de Alcalá. É professora titular da Universidad de Alcalá (Espanha) e foi professora adjunto da Universidade Federal da Bahia (1992-2015). Atua na área de linguística, com ênfase em Fraseologia e Fraseografia. Em seu currículo lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica são: Linguística Aplicada, Fraseologia, Ensino de ELE e Fraseografia.
Mediator
-
Renato Rodrigues Pereira
Renato Rodrigues Pereira
Renato Rodrigues Pereira é doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP – Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho – Campus de Araraquara/SP. Mestre em Estudos de Linguagens pela UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Unidade Universitária de Campo Grande. Especialista em Metodologia Aplicada ao Ensino: Leitura e Produção de Texto pela FESURV – Universidade de Rio Verde. Graduado em Letras Habilitação Português Inglês pela UEMS – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e Língua Espanhola pela UNIMES – Universidade Metropolitana de Santos. Docente do Curso de Letras Português/Espanhol, do Mestrado Profissional em Letras (Profletras) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras) , mestrado e doutorado, do Câmpus de Três Lagoas da UFMS. Membro efetivo do Grupo de Trabalho de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia da ANPOLL. Pesquisador na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguística Aplicada ao ensino de línguas: portuguesa como língua materna e espanhola como língua estrangeira, Lexicologia, Lexicografia Geral e Pedagógica e Toponímia.
Abstract →
Léxico, Lexicografia Pedagógica e Ensino
Sabemos que o léxico da língua nos possibilita uma variedade de conhecimentos. Estudá-lo, numa perspectiva pedagógica, leva-nos a recorrer a diferentes áreas de conhecimento que o possuem como matéria-prima para análise, descrição, registro e ensino. Com esta mesa, refletimos sobre as unidades léxicas no contexto de ensino e de aprendizagem de línguas e evidenciamos a importância da Lexicografia Pedagógica neste contexto. A Profa. Dra. Maria da Grassa Krieger, com base na concepção de dicionário de língua como um lugar de lições sobre a língua e a linguagem, apresenta uma sistematização dos princípios básicos da Lexicografia Pedagógica, assim como aborda a importância dos dicionários na aprendizagem de línguas, materna e estrangeira. A Profa. Dra. Rosemeire Selma Monteiro-Plantin, por sua vez, destaca o papel das unidades fraseológicas na constituição e no processamento do léxico mental e apresenta algumas implicações para o ensino da fraseologia em língua materna, segunda e/ou estrangeira. A Profa. Dra. Maria Eugênia Olímpio de Oliveira Silva, nesta seara, apresenta uma visão geral da Fraseodidática, um ramo da Fraseologia que se ocupa de todas as questões referentes ao processo de ensino e de aprendizagem das unidades fraseológicas tanto em língua materna como em língua estrangeira, bem como demonstra um conjunto de propostas práticas desenvolvidas neste âmbito. Esperamos que os assuntos tratados nesta mesa possam contribuir para o desenvolvimento teórico e prático das áreas de conhecimento em questão, como também instiguem pesquisas que venham a tratar de assuntos relacionadas ao léxico, à Lexicografia Pedagógica e ao ensino.