Sociolinguística Histórica
Tratamento de Corpora e História do Português Brasileiro
Participants
-
Célia Regina dos Santos Lopes
Célia Regina dos Santos Lopes
Célia Regina dos Santos Lopes é Professora Titular de Língua Portuguesa na Faculdade de Letras da UFRJ onde atua desde 1994. Doutorou-se em 1999, e atuou como Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Letras Vernáculas de 2005-2007 na mesma universidade. Tem experiência na área de Linguística Histórica e Sociolinguística, atuando principalmente nos seguintes temas: história do português, gramaticalização, sistema pronominal do português, pronomes pessoais e mudança linguística. Participa do Projeto Integrado Para uma História do Português Brasileiro desde 1999.
-
Juan Camilo Conde Silvestre
Juan Camilo Conde Silvestre
Formado em Murcia (onde obteve o grau de Doutor em 1990) e em Manchester (como Bolsista de Pesquisa em 1992). Está profissionalmente vinculado à Universidade de Murcia desde 1986: como Professor Assistente (1986-1994), Professor Associado (1994-2007) e Professor (desde dezembro de 2007). Foi Professor Visitante nas universidades de Sevilla, Vigo, León, Oviedo, Chester e Essex. Suas atividades de ensino e investigação tem-se centrado preferencialmente nas áreas da Literatura Inglesa Medieval, Inglês Antigo e História da Língua Inglesa (Inglês Médio e Moderno), embora também tenha ministrado aulas de Inglês, Espanhol para Estrangeiros, Variedades de Inglês e tradução (inglês-espanhol), bem como de metodologia de investigação em Linguística Histórica e Sociolinguística. Em 2007, publicou o livro Sociolinguística Histórica (Editora Gredos).
-
Aroldo Leal de Andrade
Aroldo Leal de Andrade
Professor Adjunto junto à Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (FALE/UFMG). Em 2016 e 2017 trabalhou junto à Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Realizou pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e na Universidade do Quebec em Montreal. É Doutor em Linguística pela Unicamp, Mestre em Linguística e Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília. É membro da Alfal e da Abralin, e atua no Programa de Pós-Graduação em Linguística (Poslin/FALE/UFMG). Tem experiência nas áreas de Linguística de Corpus e Linguística Histórica, com ênfase em morfossintaxe diacrônica do português. Atua também na descrição e análise de línguas românicas, com ênfase em questões de morfologia e interface entre sintaxe, estrutura informacional e estrutura retórica. Os seguintes temas de pesquisa aparecem em sua produção: pronomes clíticos, predicados complexos, ordem de palavras, construções de tópico marcado, construções clivadas e pseudoclivadas.
Mediator
-
Pedro Daniel dos Santos Souza
Pedro Daniel dos Santos Souza
Doutor em Língua e Cultura (2019) e Mestre em Letras e Linguística (2005) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor Assistente na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Membro dos Grupos de Pesquisa Programa para a História da Língua Portuguesa (PROHPOR), vinculado ao Subprograma História da Cultura Escrita no Brasil (HISCULTE), e Fala e Contexto no Português Brasileiro (GCONPORT). Atua como um dos coordenadores da Comissão Científica da Área de Linguística Histórica da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN). Integra o grupo de pesquisadores do projeto colaborativo VIP – Vilas Indígenas Pombalinas. Desenvolve pesquisas nas áreas de Linguística Histórica e História Social da Cultura Escrita no Brasil, atuando principalmente na investigação dos seguintes temas: constituição sócio-histórica da língua portuguesa, sintaxe histórica do português brasileiro, sociolinguística, variação e normas linguísticas, história social linguística do Brasil, história social da cultura escrita e populações indígenas brasileiras, com ênfase na Bahia setecentista.
Abstract →
Sociolinguística Histórica
Tratamento de Corpora e História do Português Brasileiro
A reconstrução de fases pretéritas da língua exige a adoção de pressupostos teórico-metodológicos que possibilitem uma aproximação aos dados, com vistas a “ouvir o inaudível”, na medida em que são os testemunhos escritos do passado que constituem os corpora indispensáveis às análises das mudanças linguísticas de longa duração. No caso do português brasileiro (PB), diversas perspectivas teóricas têm sido mobilizadas na investigação e explicação do seu processo histórico de formação e constituição, a exemplo da Sociolinguística Histórica, que têm contribuído de forma significativa para os estudos linguístico-históricos no Brasil. A constituição de corpora também tem sido uma preocupação dos que buscam refletir sobre a gramática do PB. Nesta mesa-redonda, põem-se em diálogos essas questões. Inicialmente, Juan Camilo Conde-Silvestre (Universidad de Murcia), com a comunicação Sociolinguística histórica: problemas, principios y direcciones de investigación, revisará os problemas metodológicos que afetaram a disciplina e os princípios que a sustentam, a partir das principais linhas de pesquisa desenvolvidas nos últimos anos. Em seguida, com a comunicação A reconstrução histórica da inserção de você no português brasileiro a partir de cartas pessoais oitocentistas e novecentistas, Célia Regina Lopes (UFRJ), fundamentando-se na Sociolinguística Variacionista e na Sociolinguística Histórica apresentará, em termos panorâmicos, os resultados de estudos diacrônicos sobre a configuração do sistema de tratamento de segunda pessoa (2P) no PB, a partir da inserção de você no quadro de pronomes como sujeito e complemento verbal (acusativo, dativo e oblíquo). Na última comunicação, A gramática do português brasileiro colonial: uma agenda de pesquisas, Aroldo de Andrade (UFMG), apoiando-se em investigações sobre a posição e a colocação de pronomes clíticos, tratará de alguns cenários de mudança, com vistas a refletir sobre a natureza da gramática do português brasileiro colonial.