Estudos Discursivos Foucaultianos
uma homenagem aos 40 anos da morte de Michel Foucault
Participantes
-
Antônio Fernandes Júnior
Antônio Fernandes Júnior
Antônio Fernandes Júnior é professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem – PPGEL do Instituto dos Estudos da Linguagem – IEL da Universidade Federal de Catalão – UFCAT. É doutor em Letras/Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista-UNESP (2007). Atua nos cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Literatura Brasileira e Análise do Discurso. Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos Foucaultianos de Catalão (LEFGO). Tem publicado livros e/ou organizado livros, artigos e capítulos de livros na área de Estudos Discursivos e Estudos literários, dos quais se destacam: “Os entre-lugares do sujeito na escritura de Arnaldo Antunes” (2011), co-organizador da coletânea “Dispositivos de poder em Foucault: práticas e discursos da atualidade” (2ª ed. 2017) e “Cartografias do contemporâneo: dispositivo, verdade e processos de subjetivação” (2019).
-
Amanda Braga
Amanda Braga
Professora do Departamento de Língua Portuguesa e Linguística e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba. Doutora pela mesma instituição e pós-doutora pela Universidade Federal de São Carlos. É coordenadora do Observatório do Discurso (UFPB) e vice coordenadora do Grupo Interinstitucional de Estudos de Discursos e Resistências – GEDIR (UFPB/ UFU/ UFS/ UFSCar), além de integrante do Laboratório de Estudos do Discurso (UFSCar). A partir dos Estudos Discursivos Foucaultianos, desenvolve pesquisa sobre a fala pública das mulheres, considerando a longa duração histórica das práticas que objetivam seu silenciamento. É autora de diversos artigos científicos e capítulos de livros, bem como do livro “História da beleza negra no Brasil: discursos, corpos e práticas” (EdUFSCar, 2015), além de organizadora do livro “Por uma microfísica das resistências: Michel Foucault e as lutas antiautoritárias na contemporaneidade” (Pontes, 2020). -
Nilton Milanez
Nilton Milanez
É Professor Pleno na Universidade do Estado da Bahia – UNEB/Campus I. Pós-doutorado em Discurso, Corpo, Cinema na Sorbonne Nouvelle (2010-2011) e em Estudos Literários na Universidade Federal de Uberlândia (2020-2021). Estágio pós-doutoral sobre Corpo, Cinema e Psicanálise no Département de Psychanalyse, Université Saint Denis, Paris VIII e Departamento de Psicologia, USP – Universidade de São Paulo (2015-2016). Doutor em Linguística/Análise do Discurso pela UNESP/Ar – Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho. Atua no Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens na UNEB e Coordena o LABEDISCO – Laboratório de Estudos do Discurso e do Corpo/CNPq.
Moderador(a)
-
Maria Emília de Rodat de Aguiar Barreto Barros
Maria Emília de Rodat de Aguiar Barreto Barros
Pós-doutorado (2019), Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco (PPGedu / UFPE); Doutorado (2009) e mestrado (2001) em Letras, Universidade Federal da Bahia (UFBA); especialização em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa (1992), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC / MG); graduação em Letras (1981), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente, é professora Associada (nível 3), Universidade Federal de Sergipe (UFS); atua na graduação (DLEV). Tem experiência na área de Linguística Teórica, com ênfase nos Estudos Discursivos (Análise Arqueogenealógica, com base em Foucault); Análise do Discurso, de linha francesa (Pêcheux); na área da Linguística Aplicada. Pesquisa seguintes temas: ensino de Língua Portuguesa, texto, mídia cinematográfica, política, relações de poder/saber, poder/verdade, poder/subjetivação. Além da experiência com o ensino universitário, atuou como professora de Língua Portuguesa, nas redes de ensino público (Recife – PE) e particular (Recife / PE; Aracaju / SE). É integrante do GT-Estudos Discursivos Foucaultianos (ANPOLL).