Yeda Pessoa de Castro
Africanias e Yeda Pessoa de Castro: uma homenagem
Conferencista
-
Yeda Pessoa de Castro
Yeda Pessoa de Castro
Etnolinguista, doutora em línguas africanas pela Universidade Nacional do Zaire, República Democrática do Congo, membro da Academia de Letras da Bahia, docente aposentada da UFBA. Foi condecorada pelo Itamaraty no Grau de Comendadora da Ordem do Rio Branco e com a Comenda Maria Quitéria pela Câmara de Vereadores da Cidade do Salvador por serviços prestados ao país na política de aproximação cultural Brasil-África. Foi professora visitante em universidades da África e do Caribe, onde atuou também como Adida Cultural da Embaixada do Brasil em Trinidad-Tobago. Na Bahia, foi diretora do Centro de Estudos Afro-Orientais da UFBA e fundou o Museu Afro-Brasileiro em Salvador. É líder e fundadora do grupo de Estudos Africanos e Afrobrasileiros em Línguas e Culturas (GEAALC) da Universidade do Estado da Bahia, hoje transformado em Núcleo (NGEALC). A importância das suas pesquisas, resultado de mais de trinta anos de investigação participante nos dois lados do Atlântico, mereceu reconhecimento internacional. Tem proferido conferências em congressos internacionais em vários países, a convite da ONU, da UNESCO e de instituições acadêmicas onde os estudos africanos são encarados com seriedade.
Moderador(a)
-
Ana Pessoa de Souza Castro
Ana Pessoa de Souza Castro
Pós-Graduada em História e Culturas Africanas e Afrobrasileiras, é Chefe do Setor de Gestão Administrativa e Financeira da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação – PROGRAD, da Universidade Federal da Bahia – UFBA. É pesquisadora do Núcleo de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros em Línguas e Culturas – NGEALC, associado à Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Foi tradutora oficial no 12 Congresso da ONU sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal. Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Católica do Salvador (2006), desenvolve pesquisas relacionadas à valorização e sustentabilidade do turismo cultural, com foco especial na Bahia, além de pesquisas sobre Cultura e Afrodescendência.
Resumo →
Yeda Pessoa de Castro
Africanias e Yeda Pessoa de Castro: uma homenagem
Trata-se de uma homenagem em reconhecimento à contribuição intelectual e cultural dos trabalhos de Yeda Pessoa de Castro para a compreensão sobre o legado africano e afro-brasileiro na formação linguística e cultural do Brasil. A Abralin, no mês da consciência negra, reconhece o papel singular e valioso dessa pesquisadora para os estudos sobre a formação linguístico-cultural do Brasil. Castro é doutora em línguas africanas pela Universidade Nacional do Zaire, foi consultora técnica em línguas africanas do Museu da Língua Portuguesa na Estação da Luz, é membro da Academia de Letras da Bahia e membro permanente do Comitê Científico Brasileiro do Projeto “Rota do Escravo” da UNESCO. Sua contribuição intelectual inclui a obra “Falares africanos na Bahia” (Editora TopBooks), entre outras publicações.