A criança e o uso da língua
Fala, escrita e suas relações na aquisição da linguagem
Participantes
-
Lourenço Chacon
Lourenço Chacon
Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e Pós-Doutor em Linguística pela University of Florida (1999) e pela Universidade de Lisboa (2012-2013), Lourenço Chacon é professor efetivo da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Linguística, desenvolvendo trabalhos (1) sobre hesitações na fala infantil e (2) sobre a relação entre fonologia e convenções ortográficas na aquisição da escrita.
-
Marlete Sandra Diedrich
Marlete Sandra Diedrich
Doutora em Estudos da Linguagem – Teorias do Texto e do Discurso pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015), Marlete Sandra Diedrich é Professora Titular da Universidade de Passo Fundo, atuando especialmente nos cursos de Licenciatura da Instituição e no Programa de Pós-Graduação em Letras. Foi coordenadora institucional do PIBID-UPF, de 2013 a 2016. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em teorias do texto e do discurso. São temas recorrentes em seus trabalhos: texto falado, discurso e enunciação, linguagem da criança, ensino de língua materna. É membro do Grupo de Trabalho de Estudos em Aquisição da Linguagem Oral e Escrita da ANPOLL.
-
Gabriela Maria de Oliveira-Codinhoto
Gabriela Maria de Oliveira-Codinhoto
Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Gabriela Maria de Oliveira-Codinhoto é professora do Centro de Educação, Letras e Artes da Universidade Federal do Acre – UFAC, onde atua, também, como professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade (PPGLI) e do Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado Profissional (ProfLetras). Publicou o livro “Estratégias de relativização e construções alternativas nas línguas indígenas do Brasil”, em parceria com Roberto Gomes Camacho, pela Editora Cultura Acadêmica da UNESP em 2013. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Gramática Funcional, atuando principalmente nos seguintes temas: Oração Relativa, Subordinação, Aquisição de Escrita, Línguas Indígenas Brasileiras e Tipologia Linguística.
Moderador(a)
-
Giovane Fernandes Oliveira
Giovane Fernandes Oliveira
Giovane Fernandes Oliveira é Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, é Professor Substituto de Língua Portuguesa na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Seus interesses de pesquisa circunscrevem-se a dois eixos: (1) epistemologia dos estudos da linguagem, com foco nos estudos da semiologia, da enunciação e do discurso (Ferdinand de Saussure, Émile Benveniste, Michel Pêcheux); (2) aquisição da linguagem, com foco na aquisição da escrita em língua materna. Membro do Núcleo de Estudos em Aquisição da Linguagem (NALíngua)/CNPq, do Grupo de Pesquisa em Aquisição da Linguagem (GPAL)/CNPq, da Comissão de Aquisição da Linguagem da Abralin e do GT “Estudos em Aquisição da Linguagem Oral e Escrita” da Anpoll.
Resumo →
A criança e o uso da língua
Fala, escrita e suas relações na aquisição da linguagem
Esta mesa redonda tem por objetivo tematizar o uso da língua na aquisição da linguagem. Em especial, a fala, a escrita e suas relações serão abordadas com ênfase no emprego da língua na constituição da criança como falante e como escrevente. Dentre os cinco principais “objetos teóricos” (cf. FIORIN, 2008) criados pelos estudos da linguagem nos séculos XIX e XX – a “langue”, a competência, a variação, a mudança e o uso –, este último talvez seja um dos que mais mobiliza uma diversidade de teorias, métodos e dados. Tal heterogeneidade de perspectivas é tamanha que, se retomarmos a máxima saussuriana de que não há, propriamente falando, objeto anterior a um ponto de vista, não seria engano afirmar que o “o objeto ‘uso’” é (re)configurado a cada olhar ao qual é submetido. Nessas diferentes (re)configurações, destacam-se, como fenômenos investigados, a fala, a escrita e suas relações na aquisição da linguagem, elementos que compõem o tema da presente mesa. A partir de diferentes lentes teóricas, variados materiais empíricos e distintos recortes temáticos ligados ao tema da mesa, os participantes desta interrogam a relação, sempre desafiadora e fascinante, da criança com a língua, focalizando, nessa relação, um ponto convergente: o funcionamento e a sistematização da língua em produções linguísticas iniciais.