A reforma do Ensino Médio em debate:
panorama e experiências
Participantes
-
Ramon de Oliveira
Ramon de Oliveira
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (1993) e Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2001). É professor Titular da Universidade Federal de Pernambuco. É autor dos livros: A desqualificação da educação profissional brasileira (Cortez), Empresariado industrial e educação brasileira (Cortez) e Agências multilaterais e a educação profissional brasileira (Alínea), GLOBALIZAÇÃO E AS REFORMAS DO ENSINO MÉDIO E DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ANOS DE 1990 (IFPR). Organizador do livro “Jovens, Ensino Médio e Educação Profissional: políticas públicas em debate (Papirus). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.
-
Jamille Flávia Silva
-
Lisandra Lopes
Lisandra Lopes
Lisandra Lopes é licenciada em Letras Português e Espanhol pela Universidade Federal de São Paulo e mestra em Letras pela mesma universidade. Estuda aquisição de segunda língua, é membro do grupo de pesquisa Investigações (in)formais em lingua(gem) e cognição (InFoLinC) e participa do grupo de estudos Abordagens gerativas de aquisição de linguagem (AGeAL). Trabalha há 8 anos como professora de espanhol na educação básica e atualmente é professora de espanhol na Red House International School.
-
José Railson da Silva Costa
José Railson da Silva Costa
Licenciado em Letras com Inglês pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Mestre em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professor de inglês pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia e é vinculado ao Grupo de Estudos sobre Texto e Enunciação (GETEn – UFBA) onde realiza pesquisas acerca da enunciação e do discurso.
Moderador(a)
Resumo →
A reforma do Ensino Médio em debate:
panorama e experiências
A reforma do Ensino Médio no Brasil foi iniciada em 2018 e começou a ser implementada gradualmente em 2022. A partir dessa reforma, foram criados itinerários formativos, a serem escolhidos pelos alunos. Sérias mudanças e perdas estão sendo relatadas por pesquisadores, professores e alunos, as quais afetam praticamente todas as disciplinas ofertadas. Entre as mudanças que têm maior impacto para a área de linguagem, podemos citar o caso da língua espanhola, que só será oferecida se o aluno fizer essa opção, do contrário, o aluno terá um período extra de língua inglesa. A falta de discussão sobre as mudanças geradas, além da redução de carga horária de diversas disciplinas, tem sido apontada como uma das principais dificuldades enfrentadas por professores e alunos. Assim sendo, o objetivo principal dessa mesa, que contará com a participação de um pesquisador e professores de português, espanhol e inglês, que estão vivenciando a reforma do Ensino Médio em sua prática escolar, é dar voz àqueles mais afetados e realizar uma discussão produtiva, a fim de auxiliar no entendimento das principais questões envolvidas em tão grande reforma.