Alfabetização e Linguística
Entrelaçamentos Históricos - Homenagem a Miriam Lemle
Participantes
-
Marlene Carvalho
Marlene Carvalho
Formada no Instituto de Educação do Rio de Janeiro em 1955. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1969). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977). Doutora em Ciências da Educação – Université de l’Etat a Liege, Bélgica (1987). Trabalhou na Faculdade de Educação da UFRJ de 1972 a 2003, aposentando-se após 30 anos de serviço. Atua nas áreas de pesquisa: alfabetização, leitura, letramento, formação do leitor no ensino fundamental, com dezenas de publicações de livros e artigos sobre essas temáticas. De 2011 a 2013, foi membro do LEDUC (Laboratório de Estudos de Leitura, Escrita e Educação), da Faculdade de Educação da UFRJ, que realiza atividades de pesquisa e extensão visando a formação continuada de professores alfabetizadores. Participou do Projeto de Pesquisa As (im)possíveis alfabetizações de alunos de classes populares na visão de docentes na escola pública, coordenado por Ludmila Thomé de Andrade (LEDUC/FE/PPGE/UFRJ). Em 2013, participou do Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa, como supervisora da Região litorânea do estado do Rio de Janeiro.
-
Lourenço Chacon
Lourenço Chacon
Cursou Graduação em Letras Português Francês pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1979), Mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1985), Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e Pós-doutorado em Linguística pela University of Florida (1999) e pela Universidade de Lisboa (2012-2013). É livre-docente em Linguística em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual Paulista – campus de Marília – em 2017. Atualmente é professor efetivo da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Linguística, desenvolvendo trabalhos (1) sobre hesitações na fala infantil e (2) sobre a relação entre fonologia e convenções ortográficas na escrita infantil.
Moderadores
-
Elizabeth Orofino
Elizabeth Orofino
Professora da Universidade Federal do Pará, na cadeira de Teoria e Prática da Alfabetização. Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras, Hab.: Port/Lit pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Especialista em Informática Aplicada a Educação, Gramática Gerativa e Cognição(UFRJ), Mestrado (UFRJ) e Doutorado (UFRJ) em Educação na linha Currículo, Linguagens e Formação de Professores pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 2014, realizou como bolsista da Capes/PSDE, estudos de Doutorado Sanduíche no Exterior no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Durante 22 anos foi professor docente II e I Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Atuou como professora substituta na UFRJ no curso de Pedagogia, no Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e conteudista de língua portuguesa da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, supervisora do MEC no PNAIC e formadora do Pró-letramento, Olimpíadas de Língua portuguesa e do Programa Mídias na Educação. Fundadora, coordenadora e líder do Laboratório Sertão das Águas: alfabetização, leitura, escrita, literatura, cibercultura, formação e trabalho docente, do Grupo de Estudos e Pesquisa GEPASEA (CNPQ), do Fórum de Alfabetização, leitura e escrita Flor do Grão Pará, do Clube de Leitura Tertúlias do Grão Pará e da Farinhada Literária. Integra a Associação Brasileira de Alfabetização e a Rede de Formação Docente: Narrativas e Experiências (Rede Formad/UNIRIO/Brasil) .Tem experiência na área de Educação, com ênfase em alfabetização, atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial e continuada de professores, didática da formação, alfabetização, leitura , escrita, literatura infanto-juvenil, cibercultura e política pública. Atualmente é coordenadora da Associação Brasileira de Alfabetização da Região Norte e Coordenadora do Comitê Científico Alfabetização e Letramento da Associação Brasileira de Linguística.
-
Raimunda Gomes C. Belini
Raimunda Gomes C. Belini
Pós-Doutora em Linguística – Universidade Federal do Piauí – UFPI (2020). Doutora em Linguística, Universidade Federal do Ceará – UFC (2014). Mestre em Estudos de Linguagem, Universidade Federal do Piauí – UFPI (2010). Graduada em Licenciatura Plena em Letras Português, Universidade Estadual do Piauí – UESPI (2003). Atualmente é Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI (2011 -) e Avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Membro dos Grupos de Pesquisa LES/UFPI – Linguagem, Escola e Sociedade; e PROLETRAS/UFPI – Projeções em Pesquisas e Práticas de Leitura e Escrita. Líder do GENALE – Grupo de Pesquisa, Ensino e Aprendizagem da Leitura e da Escrita – CNPq. Desenvolve pesquisas e estudos sobre o ensino de Língua Portuguesa, Alfabetização e Letramento, com o olhar voltado para as práticas de leitura e de escrita, envolvendo práticas de letramentos, tecnologias digitais na perspectiva dos Multiletramentos e da Multimodalidade.
Resumo →
Alfabetização e Linguística
Entrelaçamentos Históricos - Homenagem a Miriam Lemle
A mesa-redonda intitulada Alfabetização e Linguística: entrelaçamentos históricos – homenagem a Miriam Lemle abordará por meio de uma perspectiva histórica a importância do trabalho desenvolvido por Miriam Lemle, em especial, o seu Guia Teórico do Alfabetizador. Trata-se de uma proposta que abordará o entrelaçar entre a Alfabetização, o Letramento e a Linguística, com o objetivo de, muito mais do que prestar uma homenagem à grande Linguista e Professora, discutir, sob o arcabouço da Linguística, a partir de uma perspectiva histórica, estudos e pesquisas, em seus postulados teóricos e metodológicos, relacionados ao processo de alfabetização e letramento, nos primeiros anos de escolaridade.