Análise de lógicas argumentativas na doxa política
Conferencista
-
Rodrigo Seixas
Rodrigo Seixas
Rodrigo Seixas é professor e pesquisador da Universidade Federal de Goiás/UFG. É doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais, com estudos na área de Retórica, Argumentação e Análise do Discurso. Realizou estágio de doutorado na Université du Québec à Montréal (UQÀM) com os professores Drs. Dominique Garand e Marc Angenot. Fez estágio de pós-doutoramento, em 2021/2022, com o professor Dr. Wander Emediato, no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais. É coordenador do DISPO – Grupo de Estudos em Discurso Político (UFG/CNPq), cujo rol temático de discussões e pesquisas circunda a retórica, a argumentação e o discurso político (e seus diálogos com outros campos), com ênfase na cognição argumentativa e no conflito, em nível nacional e internacional. Coordena o projeto de pesquisa “Por uma análise argumentativa integrada: Estudos linguístico-discursivos de consensos e dissensos nos séculos XX e XXI” na UFG. É também membro do Grupo de Pesquisa Estudos de Linguagem, Argumentação e Discurso, o ELAD.
Moderador(a)
-
Lucas Nascimento
Lucas Nascimento
Lucas Nascimento é Professor Adjunto de Linguística e Língua Portuguesa no Departamento de Letras e Artes e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). É coordenador do Colegiado de Letras Vernáculas/Língua Portuguesa e coordenador do Grupo de Estudos Dialógicos em Discurso e Argumentação da UEFS/CNPq. É Doutor em Língua e Cultura pela UFBA e fez Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da USP. Pesquisa argumentação, polêmica e discurso religioso.
Resumo →
Análise de lógicas argumentativas na doxa política
Rodrigo Seixas parte de sua formação retórica e discursiva para pensar o problema da representação no discurso por meio de uma (re)leitura cognitivo-discursiva da doxa e de suas implicações na construção de sentidos em uma argumentação política. Inscrevendo-se em uma abordagem lógico-discursiva da argumentação, ele propõe compreender as bases que sustentam um determinado raciocínio argumentativo em situação, em especial em situação polêmica. Sua premissa básica é a de que existem regimes de racionalidade que, ao orientarem as formas de pensar e de apreender o real, orientam também as formas de argumentar, tornando-se um regime argumentativo. Esta conferência tem por objetivo discutir tais questões e, em uma análise de alguns textos de apoio, evocar diálogos teóricos importantes com o conceito de lógicas argumentativas de Marc Angenot para pensar como um regime de racionalidade determinado pode configurar, por meio de tais lógicas, as formas do argumentável nos diferentes planos discursivos.