Linguística Gerativa
Desdobramentos recentes: Minimalismo, Biolinguística, Sintaxe mais simples
Participantes
-
Sergio Menuzzi
-
Max Guimarães
-
Vitor Nóbrega
Vitor Nóbrega
Vitor Augusto Nóbrega é pesquisador junto à Universidade de São Paulo (USP). É mestre e doutor pela USP. Foi pesquisador de pós-doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina (2019-2020), na USP (2020-2022) e, mais recentemente, foi professor visitante na Universidade de Hamburgo. Seus principais temas de pesquisa são primitivos gramaticais, formação de palavras (composição e morfologia derivacional), expressividade em morfologia e fenômenos em variação na morfologia do português popular brasileiro.
Moderador(a)
-
Gabriel de Ávila Othero
Gabriel de Ávila Othero
Professor Associado do Departamento de Linguística, Filologia e Teoria Literária e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Cursou graduação em Letras Português e Letras Português/Inglês pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos (2001); é especialista em Estruturas da Língua Portuguesa pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA (2002); e concluiu seu Mestrado (2005) e Doutorado (2009) em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS; fez Pós-Doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, sob a orientação de Sergio Menuzzi (2010), e na Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (2018), sob a orientação de Sonia Cyrino. É fundador (juntamente com Cassiano R. Haag) e editor, desde 2003, da Revista Virtual de Estudos da Linguagem – ReVEL (ISSN 1678-8931, revel.inf.br); é coordenador da Coleção de Linguística da Editora Vozes (juntamente com Sergio Menuzzi), desde 2014; e foi fundador da Editora da ABRALIN (juntamente com Valdir do Nascimento Flores e Miguel de Oliveira Jr.). É idealizador do Observatório Sintático do Português Brasileiro (https://sites.google.com/view/ospb/), juntamente com Eduardo Kenedy (UFF), Leonel F. de Alencar (UFC) e Marcus V. Lunguinho (UnB). Atua nas áreas de sintaxe (e sua interface com semântica, estrutura informacional e prosódia), gramática do português brasileiro, história da linguística e linguística geral.
Resumo →
Linguística Gerativa
Desdobramentos recentes: Minimalismo, Biolinguística, Sintaxe mais simples
Nesta mesa, discutiremos alguns desdobramentos “recentes” da linguística gerativa, em especial três linhas teóricas que surgiram dentro do grande quadro da linguística gerativa: o Programa Minimalista, iniciado por Chomsky e Lasnik na década de 1990; o programa biolinguístico, que recebeu força a partir do artigo de Hauser, Chomsky & Fitch, de 2002, publicado na revista Science; e a hipótese da “sintaxe mais simples”, proposta por Jackendoff e Culicover em 2005 e continuada em diversos trabalhos subsequentes. Abordaremos a origem, os métodos e os desafios atuais de cada um desses desdobramentos teóricos gerativos.