Discursos (in)visíveis de/sobre mulheres negras latino-americanas e caribenhas
Participantes
-
Vera Rodrigues
Vera Rodrigues
Professora associada no Instituto de Humanidad da Unilab-Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira. Professora efetiva no Programa Associado de Pós-graduação em Antropologia UFC-Unilab. Professora no seminário especializado “O Brasil contemporâneo sob a ótica de pensadores(as) negros(as): o que temos a dizer sobre democracia, fascismo e racismo” promovido pelo Certificado em Estudios Afrolatinoamericanos/Universidade de Harvard (2021-2022). Coordenadora do projeto de extensão “Mulheres Negras Resistem: processo formativo teórico-político para mulheres negras”. Vice-coordenadora do Comitê de Antropólogos(as) Negros(as) da ABA – Associação Brasileira de Antropologia. Diretora de Áreas Acadêmicas da ABPN – Associação Brasileira de Pesquisadores Negros(as)”. Integrante da CADARA- Comissão Técnica Nacional de Diversidade para Assuntos Relacionados à Educação dos Afro-brasileiros instituída pelo MEC/SECADI.
-
Vilma Piedade
Vilma Piedade
Graduação em Letras UFRJ- Possui Pós-Graduação Ciência da Literatura UFRJ, Professora, Escritora, Palestrante. Autora do Livro Conceito Dororidade – Nov/2017 – Editora NÓS .Em 2020 o Editorial Mandacaru traduziu o Livro Conceito Dororidade em Espanhol e foi lançado na Argentina com o nome Dololidad. E com Andréa Pachat lançou em 2021 o Livro Sobre Feminismos, Editora Agir/Nova Fronteira. Coleção Conversa Afiada/Ed.Agir.
Antirracista, Mulher Preta, integrante da Comissão de Relatoria da Revisão da Conferência de Durban. Palestrante com vários artigos publicados em várias Midias. Entrevistas. Participou do Programa Encontros- Fátima Bernardes- apresentando o Livro Conceito Dororidade na TV Globo. -
Zélia Amador de Deus
Zélia Amador de Deus
Professora emérita da Universidade Federal do Pará. Militante do movimento negro; cofundadora do Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará- CeDENPA. Cofundadora do Grupo de Estudos
Mestre em Estudos Literários UFMG. Doutora em Ciências Sociais UFPA; Coordenador da Assessoria da Diversidade e Inclusão Social da UFPA.
Moderador(a)
-
Jorcemara Matos Cardoso
Jorcemara Matos Cardoso
Jorcemara Cardoso Matos é mestra e doutora em Linguística, com ênfase em Análise do Discurso de base enunciativa e histórica, pela Universidade Federal de São Carlos. Realizou estágio de doutoramento, de 2018 a 2019, na Sorbonne Université (Paris IV), como bolsista Capes (PDSE). Desenvolve, junto ao Laboratório de Estudos Epistemológicos e Discursivos Multimodais (LEEDIM), pesquisas que tratam da produção de saberes e as relações de poderes acerca da identidade e cultura brasileiras em diferentes discursividades. Em paralelo, produz pesquisas acerca de práticas discursivas que racializam sujeitos e hierarquizam modos de existência. Atualmente é professora de Ensino de Língua e Cultura brasileira na Friedrich-Schiller-Universität Jena e promove divulgação dos estudos da linguagem no seu perfil do Instagram @jorcemaracardoso e no canal do You.Tube Jorcemara Cardoso.
Resumo →
Discursos (in)visíveis de/sobre mulheres negras latino-americanas e caribenhas
Em um mês simbólico para as lutas das mulheres negras, buscando dialogar com pesquisadoras de outras áreas, a Comissão de Diversidade, Inclusão e Igualdade da Abralin promove a mesa “Discursos (in)visíveis de/sobre mulheres negras latino-americanas e caribenhas”. Um dos objetivos da mesa é produzir um debate plural no âmbito dos estudos da linguagem sobre questões de afro-brasilidades, línguas e heranças africanas, racismo linguístico, entre outras pautas importantes, necessárias e, mesmo passado tantos anos de lutas, ainda continuam urgentes.