Discutindo a BNCC
A Fonética e a Fonologia na BNCC
Participantes
-
Adelaide Hercília Pescatori Silva
Adelaide Hercília Pescatori Silva
Possuo graduação em Letras (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Estadual de Campinas (1993); mestrado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente sou Professora Titular do Departamento de Literatura e Linguística da Universidade Federal do Paraná. Atuo na área de Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística. Minhas pesquisas voltam-se para fonética e fonologia e focalizam a comensurabilidade entre ambos os campos. Para tanto, emprego modelos dinâmicos de produção da fala e utilizo a análise acústica de sons da fala buscando um embasamento empírico para minhas reflexões. No que concerne à análise acústica de sons da fala, meu interesse principal são os róticos e as laterais, ou sons de /r/ e /l/, respectivamente. Mas eu também tenho interesse em outros sons do Português Brasileiro (PB), além de interesse em sons do PB produzidos por indivíduos portadores de patologias de fala e por falantes estrangeiros que adquirem o PB. Interesso-me, ainda, pelas produções de falantes nativos de PB que adquirem uma língua estrangeira. Embora minha atuação se volte especialmente para o nível segmental do PB, transito, eventualmente, pelo nível prosódico da língua. Oriento trabalhos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado e coordeno o Grupo de Estudos Fônicos, que reúne atualmente pesquisadores e alunos de diferentes universidades brasileiras.Além das atividades acadêmicas, exerço a função de presidente da Associação Brasileira de Linguística, na gestão 2022-2024.
-
Natália Cristine Prado
Natália Cristine Prado
É doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP/Araraquara (2014), com período sanduíche na Universidade de Lisboa. Também realizou seu pós-doutorado em Linguística pela UNESP/Araraquara (2017). Atualmente, é Professora Adjunta III do Departamento Acadêmico de Letras Vernáculas da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR/Porto Velho) e credenciada no Mestrado Acadêmico em Letras da mesma instituição. É líder do “Núcleo de Estudos em Fonologia – NEFONO” (DGP/CNPq/UNIR/Porto Velho) e membro dos Grupos “Fonologia do Português: Arcaico e Brasileiro” (UNESP/Araraquara), “GRUPA – Grupo de Estudos de Alfabetização” (UNESP/Araraquara) e do Laboratório de Pesquisa em Línguas e Culturas Indígenas – LALIC (UNIR/Ji-Paraná). Também é membro voluntário da Comissão de Fonologia da ABRALIN. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos teóricos e aplicados nas áreas de fonética e fonologia – sobretudo, fonética e fonologia aplicadas ao processo de formação de professores, ensino de línguas maternas e estrangeiras; linguística de corpus; léxico; morfologia; ortografia; oralidade; escrita e sociolinguística. Atualmente, desenvolve o projeto de pesquisa “Aspectos da escrita de estudantes de Porto Velho” com apoio de bolsistas PIBIC/CNPq. Também está se dedicando à formação de um banco de dados linguísticos das regiões Norte e Nordeste no âmbito do projeto “AMOSTRAS LINGUÍSTICAS DO NORTE E DO NORDESTE (ALINN): GERAÇÃO DE DADOS DE FALA E ESCRITA” em parceria com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e com apoio de bolsistas PIBITI.
Moderador(a)
-
Alison Roberto Gonçalves
Alison Roberto Gonçalves
Professor Adjunto na área de Inglês do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DELEM), da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Inglês – Estudos Linguísticos, na Universidade Federal de Santa Catarina (2017). Possui mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pelo mesmo programa (2014), e graduação em Letras Português/ Inglês e respectivas Literaturas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2011). Integra o Núcleo de Pesquisa em Fonética e Fonologia Aplicada à Língua Estrangeira (NUPFFALE). Membro da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN). Sua agenda de pesquisa aborda a aquisição da linguagem sob viés psicolinguístico, fonética e fonologia, ensino de pronúncia, bilinguismo e a educação bilíngue. Atua, principalmente, nos seguintes eixos: aquisição e processamento da linguagem, bilinguismo e educação bilíngue, fonética e fonologia, linguística aplicada e formação docente.
Resumo →
Discutindo a BNCC
A Fonética e a Fonologia na BNCC
A Associação Brasileira de Linguística (Abralin) está atenta às questões que envolvem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as discussões sobre o Novo Ensino Médio.
As comissões de Fonética, Fonologia, Morfologia, Sintaxe, Semântica/Pragmática, Semiótica e Linguística na Educação Básica apresentam, no evento “Discutindo a BNCC”, da série Abralin ao Vivo, um debate pertinente e urgente para a participação da linguística brasileira nesse diálogo junto ao MEC, especialmente no que se refere ao eixo Análise Linguística/Semiótica proposto pelo documento.