Discutindo a BNCC
A Morfologia e a Sintaxe na BNCC
Participantes
-
Beatrice Nascimento Monteiro
Beatrice Nascimento Monteiro
Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras – Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e mestrado na Área de Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-graduação em Letras (UFPI). Atualmente é doutoranda vinculada ao DINTER USP/UESPI em Linguística. É professora do curso de Licenciatura Plena em Letras – Português na Universidade Estadual do Piauí – Campus Dra. Josefina Mendes (Floriano). Faz parte do Grupo de Estudos em Morfologia Distribuída (GREMD), da USP. Os seus principais interesses de estudo são: morfologia, interfaces morfologia-sintaxe e morfologia-semântica, ensino de gramática.
-
Marcus Lunguinho
Marcus Lunguinho
Graduado em Letras – Língua Portuguesa e respectiva literatura – pela Universidade de Brasília (1998-2002) com Mestrado em Linguística também pela Universidade de Brasília (2005). Doutor em Linguística pela Universidade de São Paulo (2011). Durante o Doutorado foi visiting student no Department of Linguistics and Philosophy do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Atualmente é professor do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas da Universidade de Brasília. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gramática Teórica (GEGT). Atua, juntamente com Gabriel de Ávila Othero, Leonel F. de Alencar e Eduardo Kenedy, como responsável pelo Observatório Sintático do Português Brasileiro (https://sites.google.com/view/ospb/). Sua pesquisa se insere no quadro teórico da Teoria Gerativa em sua versão Minimalista e se volta à descrição e à análise de fenômenos morfossintáticos do domínio verbal e do domínio nominal. No domínio verbal, seus interesses são: 1) verbos auxiliares e suas propriedades morfossintáticas (perspectiva sincrônica e diacrônica), 2) gramaticalização de verbos, 3) seleção de auxiliares, 4) dependências morfossintáticas, 5) sintaxe dos domínios não-finitos, 6) tipologia de particípios (adjetivais, perfectivos, passivos e inovadores), 7) propriedades de sentenças passivas, 8) verbos modais, 9) verbos aspectuais e 10) alternâncias sintáticas. No domínio nominal, seus interesses são: 1) organização sintática das relações de posse (possessivos, possuidores internos e possuidores externos ao DP), 2) fenômenos de quantificação e modificação e 3) mecanismos de concordância interna ao DP. Atualmente, tem se dedicado à articulação sintaxe-pragmática, atuando nos seguintes temas: 1) vocativos e interjeições, 2) pragmaticalização de verbos, 3) marcadores conversacionais e sua sintaxe.
Moderador(a)
-
Janayna Carvalho
Janayna Carvalho
Janayna é professora adjunta da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) desde 2018. Sua pesquisa atual se concentra em propriedades morfossintáticas do português brasileiro e sua relação com a mudança paramétrica em curso nesta língua. Os fenômenos que fomentam essa discussão são, mais especificamente, a estrutura das impessoais nulas (Aqui vende sofá) no português brasileiro e, com apoio do CNPq, as formas de reflexividade dessa língua. Juntamente com Simone Guesser, coordena o comitê de Sintaxe da ABRALIN.
Resumo →
Discutindo a BNCC
A Morfologia e a Sintaxe na BNCC
A Associação Brasileira de Linguística (Abralin) está atenta às questões que envolvem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as discussões sobre o Novo Ensino Médio.
As comissões de Fonética, Fonologia, Morfologia, Sintaxe, Semântica/Pragmática, Semiótica e Linguística na Educação Básica apresentam, no evento “Discutindo a BNCC”, da série Abralin ao Vivo, um debate pertinente e urgente para a participação da linguística brasileira nesse diálogo junto ao MEC, especialmente no que se refere ao eixo Análise Linguística/Semiótica proposto pelo documento.