Discutindo a BNCC
A Semântica/Pragmática e a Semiótica na BNCC
Participantes
-
Ana Paula Quadros Gomes
Ana Paula Quadros Gomes
Professora da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LEV/FL/UFRJ). Membro do corpo docente da Pós-graduação em Linguística (UFRJ). Membro do corpo docente da Pós-graduação em Letras Vernáculas (UFRJ). Membro do corpo docente do Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas – PROFLLIND (Museu Nacional/UFRJ). Com pós-doutorado em Letras na Universidade Federal do Paraná (UFPR), (2016-2017). Com pós-doutorado no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade de São Paulo (USP), com bolsa Fapesp (2009-2010). Doutorado e mestrado em Linguística pela USP, como bolsista do CNPq e da Fapesp. Bolsa-Sanduíche (com bolsa CAPES) na Universidade de Massachusetts. Graduada em Linguística (USP), com bolsa de Iniciação Científica do CNPq . Pesquisadora em Linguística, especialmente em Semântica das Línguas Indígenas, e principalmente em Língua Portuguesa, com ênfase na Interface Sintaxe-Semântica. Temas principais: quantificadores, ?todo?, adjetivos, modificadores de grau, tema incremental, telicidade, denotação verbal, universais semânticos, quantificação universal, distributividade, predicação e semântica de graus. Interessada em trabalhos de combate ao Preconceito Linguístico e em preparação de material didático.
-
Eliane Soares de Lima
Eliane Soares de Lima
Docente do Departamento de Ciências da Linguagem e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisadora do SeDi – Grupo de Pesquisa em Semiótica e Discurso na mesma universidade. É a atual coordenadora do GT de Semiótica da ANPOLL (biênio 2024-2025). Tem formação principalmente na área de Semiótica Discursiva e Literária (teórica e aplicada), Linguística geral e Linguística Aplicada. Fez seu Doutorado em Letras na Universidade de São Paulo (USP), com bolsa FAPESP, e teve a tese, intitulada “Entre compaixão e piedade: o estudo das paixões em semiótica”, publicada na série “Produções Acadêmicas Premiadas” da FFLCH-USP. Realizou um estágio pós-doutoral (de mar. 2015 a fev. 2017) junto ao Departamento de Literatura, da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, campus de Araraquara, onde concluiu, em 2007, a graduação em Letras, com bolsa de Iniciação Científica da FAPESP. Fez estágio de pesquisa no Departamento de Literatura da Université Paris 8 (França), de out. 2012 a set. 2013, sob a orientação do professor Denis Bertrand, também com bolsa FAPESP (BEPE). Obteve o título de Mestre em Letras, em junho de 2010, pela Universidade de São Paulo (USP), com bolsa CNPq. Fez um segundo estágio pós-doutoral, na área de Semiótica Discursiva aplicada à Educação Básica, junto ao Departamento de Linguística da FFLCH-USP, onde atuou como professora da Graduação e da Pós-Graduação, no período de 02/03/2020 a 01/03/2022. Faz parte também do Grupo de Estudos Semióticos da USP (GES-USP), desde 2008; e da Comissão da área de Semiótica na ABRALIN – Associação Brasileira de Linguística. É co-editora da revista Estudos Semióticos da USP. Foi professora do Programa de Mestrado em Linguística da Universidade de Franca (UNIFRAN) e professora visitante na Universidade Federal do ABC (UFABC). É autora de vários artigos científicos e capítulos de livros.
Moderador(a)
-
Teresa Cristina Wachowicz
Teresa Cristina Wachowicz
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Paraná (1992), mestrado em Letras pela mesma instituição (1997), doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo (2003). Em 2010, realizou um pós-doutoramento na área de Aquisição de Linguagem na Universidade de Campinas. Atua como docente titular no Departamento de Literatura e Linguística da Universidade Federal do Paraná. É professora do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná, orientando mestrado e doutorado, e coordenando dois laboratórios: O Laboratório de Aquisição de Linguagem (LAL) e o Laboratório de Estudos no Ensino de Línguas e Literaturas (LEELL). Tem experiência na área de Semântica Formal, Semântica Lexical e Semântica Cognitiva, investigando principalmente os seguintes temas: tempo, aspecto, evento e aquisição de categorias semânticas. Tem igualmente trabalhos na intersecção entre gramática e discurso, focando na área de ensino de língua portuguesa.
Resumo →
Discutindo a BNCC
A Semântica/Pragmática e a Semiótica na BNCC
A Associação Brasileira de Linguística (Abralin) está atenta às questões que envolvem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as discussões sobre o Novo Ensino Médio.
As comissões de Fonética, Fonologia, Morfologia, Sintaxe, Semântica/Pragmática, Semiótica e Linguística na Educação Básica apresentam, no evento “Discutindo a BNCC”, da série Abralin ao Vivo, um debate pertinente e urgente para a participação da linguística brasileira nesse diálogo junto ao MEC, especialmente no que se refere ao eixo Análise Linguística/Semiótica proposto pelo documento.