Ensino e aprendizagem
Numa perspectiva dialógico/discursiva
Participantes
-
Eliane Vitorino de Moura Oliveira
Eliane Vitorino de Moura Oliveira
Docente na Universidade Federal de Alagoas, no Curso de Letras – Língua Portuguesa/Campus de Arapiraca e no Curso de Pedagogia EaD/UAB. Doutora e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL) com pesquisa na área de Sociolinguística Educacional. Especialista em Língua Portuguesa pela UEL e em Ensino de Português Língua Estrangeira pela Universidade de Coimbra. Suas pesquisas se voltam para a área de ensino e aprendizagem de português pelo olhar da Sociolinguística Educacional e da Linguística Aplicada, em ensino e aprendizagem de Português Língua Materna e Português Língua Estrangeira (PLE). Participa dos projetos de pesquisa: Discurso, Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas – FALE/UFAL; Descrição e análise linguística, literatura e texto – UFAL Arapiraca; Variação linguística e ensino – UEL Londrina. Atuou como Leitora do Brasil na Universidade de São Tomé e Príncipe entre 2014 e 2017. Atualmente, é Coordenadora do Curso de Letras – Língua Portuguesa UFAL Campus Arapiraca e Coordenadora Local do Programa Línguas Estrangeiras no Interior (PLEI/UFAL Arapiraca).
-
Maria Teresa Tedesco Vilardo Abreu
Maria Teresa Tedesco Vilardo Abreu
Doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), Maria Teresa Tedesco Vilardo Abreu atua como docente na UERJ, desde 1985, no Colégio de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira; desde 2003, no Instituto de Letras, tanto nos cursos de Graduação quanto nos de Pós- Graduação stricto sensu. Desde 2014 é Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Língua Portuguesa, Uso e descrição da Língua Portuguesa, Avaliações em Larga Escala. Tem experiência em diferentes Bancas Examinadoras, em processos seletivos e redação.
-
Rita Maria Diniz Zozzoli
Rita Maria Diniz Zozzoli
Doutora em Linguistique et Enseignement du Français – Université de Franche Comté Besançon (1985), Rita Maria Diniz Zozzoli tem estágio pós-doutoral no Departamento de Lingüística Aplicada do IEL da UNICAMP. Atualmente é Professora Associada 4 da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, com ênfase em Ensino e Aprendizagem de Línguas, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, produção, autonomia relativa, língua materna, língua estrangeira e produção escrita. Foi coordenadora do Grupo de Trabalho de Linguística Aplicada da Associação Nacional de Pós-graduação e pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL) no biênio de 2010 a 2012. Participou do comitê da área de Letras e Linguística na avaliação trienal de 2007 a 2009 da CAPES. Participou, no quadro do Convênio CAPES/COFECUB, do projeto intitulado Representação do Discurso Outro e discursividade escrita: estudo comparativo em francês, espanhol e português brasileiro,com a coordenação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3. Efetuou Estágio Pós-Doutoral na Universidade de Paris III/Sorbonne Nouvelle de junho de 2011 a junho de 2012. A partir desse período, dedica-se, ainda, à pesquisa sobre a articulação de gêneros discursivos e de suportes em torno de um mesmo tema, numa perspectiva linguístico-discursiva.
-
Francisco José Quaresma de Figueiredo
Francisco José Quaresma de Figueiredo
Francisco José Quaresma de Figueiredo é Professor Titular de Língua Inglesa da Universidade Federal de Goiás. Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em ensino e aprendizagem de línguas, atuando principalmente nos seguintes temas: correção com os pares, aprendizagem colaborativa, inglês, avaliação, erro e correção, crenças sobre ensino-aprendizagem de línguas, telecolaboração. De 2006 a 2010, foi o coordenador da UFG no programa Iniciativa em Artes e Cultura Brasil-Estados Unidos, patrocinado pela CAPES/FIPSE, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa e duas instituições americanas: University of Montevallo e Gadsden State Community College, ambas no estado do Alabama. Coordenou, de 2012 a 2014, o Programa de Licenciatura Internacional (PLI) entre a UFG e a Universidade de Coimbra. Foi o Vice-Coordenador do GT Ensino-Aprendizagem na Perspectiva da Linguística Aplicada, da ANPOLL, nos biênios 2012-2014 e 2014-2016 e atualmente é seu Coordenador. De março de 2011 a agosto de 2018, foi o Diretor da Faculdade de Letras da UFG. Atualmente é o Diretor de Relações Internacionais da UFG.
Moderador(a)
-
Rosivaldo Gomes
Rosivaldo Gomes
Doutor em Linguística Aplicada – Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Estudos da Linguagem (IEL/UNICAMP) na área de Linguagens e Educação Linguística, Rosivaldo Gomes atualmente está realizando estágio de Pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Direito Ambiental e Políticas Públicas (PPGDAP/UNIFAP), com pesquisa voltada para materiais didáticos impressos de divulgação/popularização científica de educação ambiental para educação infantil. Graduado em Letras Português e Literatura pela Universidade Federal do Amapá. É professor Adjunto II de Língua Portuguesa e Didática das Línguas do Departamento de Letras e Artes da Universidade Federal do Amapá e do Programa de Mestrado em Letras (PPGLET/UNIFAP), pesquisando sobre educação bilíngue, praticas de letramentos no ensino de Português como LE/L2 e Língua Materna, formação de professores e agir professoral, letramento acadêmico e práticas de leitura e escrita no contexto escolar. Coordena o Curso de Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas (CELALEL) é coordenador do subprojeto de Letras Residência Pedagógica (2019-2020). Líder do Grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada (NEPLA/CNPq-UNIFAP) e vice-líder do grupo Linguagem, Educação, Sociedade, Formação Inicial e Continuada de Professores. Tem experiência na área de Língua Portuguesa, Linguística aplicada, formação de professores e construção de materiais didáticos impressos e digitais, com pesquisas voltadas para ensino e aprendizagem de língua Portuguesa, formação de professores, redes sociais, discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: gêneros discursivos como objeto de ensino, sequências didáticas e protótipos didáticos digitais, montagem e avaliação de material didático e mediação tecnológica no ensino de Língua Materna e formação de professores, escrita e letramento acadêmico, discurso em redes sociais e representação identitária.
Resumo →
Ensino e aprendizagem
Numa perspectiva dialógico/discursiva
Nesta mesa, propõe-se uma discussão sobre processos de ensino e aprendizagem a partir de uma perspectiva dialógica/discursiva. Nessa delimitação, os pesquisadores objetivam: i) discutir sobre o que distingue uma perspectiva dialógica de outras já existentes e utilizadas na sala de aula de língua (materna e estrangeira), contrapondo alguns pontos de vista teóricos e algumas práticas e ilustrando com exemplos de situações já registradas em pesquisas do GEDEALL (Grupo de Estudos Discurso, ensino e aprendizagem de línguas e literaturas); ii) refletir sobre a formação de professores, a organização de material didático e as metodologias utilizadas para o ensino de português como língua estrangeira em uma abordagem intercultural, apresentando um breve compilado teórico e alguns resultados de pesquisas realizadas no âmbito do grupo de pesquisa DALLT (Descrição, análise linguística, literatura e texto); iii) tratar da importância do diálogo e da colaboração no processo de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, tanto em contextos presenciais quanto em contextos digitais. A partir desses objetivos busca-se estabelecer um diálogo entre as pesquisas desenvolvidas pelos pesquisadores que compõem a mesa.