Estudo dos advérbios no Português
perspectivas teóricas e metodológicas
Participantes
-
Maria Maura Cezario
Maria Maura Cezario
Maria Maura Cezario possui Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Português Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), Mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), Pós-doutorado na Universidade de Edimburgo, UK (2014) e na UFRN (2019-2020). É Professora Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 1996 . Atua na Graduação em Letras e na Pós-graduação em Linguística (Capes 6).Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: construções oracionais adverbiais, ordenação de adverbiais temporais, mudanças construcionais, formação de construções sob a ótica da Linguística Funcional Centrada no Uso. Dá aulas em cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Letras da UFRJ e coordena o Grupo de Estudos Discurso e Gramática. Atualmente é Substituta Eventual da Coordenação do Programa de Pós-graduação em Linguística. É bolsista de Produtividade 1D do CNPq e CNE da Faperj.
-
Luciana Sanchez Mendes
Luciana Sanchez Mendes
Luciana Sanchez Mendes tem bacharelado e licenciatura em Letras – Português/Linguística e mestrado em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou Doutorado em Linguística em um programa de cotutela entre a USP e a Université Paris 8. Realizou pós-doutorado na Universidade Federal de Roraima (UFRR) e na USP.
Hoje ela é Professora na Universidade Federal Fluminense (UFF), onde é coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Teórica e Experimental (GEPEX) e membro do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem (PosLing – UFF), filiada à linha de pesquisa Teoria e Análise Linguística.
É bolsista de produtividade do CNPq e do programa Jovem Cientista do Nosso Estado da Faperj.
Tem experiência nas áreas de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, Semântica Formal e Descrição de Línguas Indígenas.
Recentemente tem se interessando também pela divulgação da Linguística, tendo integrado a Comissão de Popularização da Linguística da ABRALIN (Associação Brasileira de Linguística) e mantendo o perfil @gramatimemes do Instagram.
Hoje é membro da Comissão de Semântica e Pragmática.
Moderador(a)
Resumo →
Estudo dos advérbios no Português
perspectivas teóricas e metodológicas
É comum ouvirmos dizer que a classe dos advérbios é um saco de gatos. Mas nem por isso devemos ficar alheios ao seu funcionamento. Nesta mesa, a linguista Luciana Sanchez Mendes (UFF) debaterá a modificação adverbial segundo os pressupostos teóricos e metodológicos específicos da Semântica Formal, tendo como temas formas de composição semântica e regras de interpretação. Além disso, abordará alguns estudos específicos com intensificadores em português brasileiro e outras línguas como Karitiana e espanhol rioplatense. Em contraponto, a linguista Maria Maura Cezario (UFRJ), a partir da visão funcionalista norte-americana e das contribuições construcionistas baseadas no uso, tratará do contínuo categorial existente entre a classe de advérbios e outras classes, ilustrando a apresentação com exemplos de pesquisas realizadas no Grupo de Estudos Discurso e Gramática.