Fonologia e suas Interfaces
Participantes
-
Paul O’Neill
Paul O’Neill
Professor da University of Sheffield – Inglaterra. Doutor pela Universidade de Oxford, onde escreveu seu doutorado sobre o desenvolvimento histórico do verbo no íbero-romance, em uma pesquisa sobre a variação e mudança em espanhol e em português. Interessa-se em detalhar e em explicar as mudanças históricas e atuais nessas línguas e usar seus dados para abordar grandes questões na teoria linguística – como a linguagem é mentalmente representada e a interação entre armazenamento e computação. Crê que a linguagem não deva ser estudada como um sistema autocontido, sem referência ao seu uso e à sua história. Vê a linguagem ligada a outras habilidades cognitivas e de desenvolvimento humanas, e a gramática como emergente e moldada por fatores linguísticos internos e externos.
-
Larissa Cristina Berti
Larissa Cristina Berti
Professora associada (adjunta) vinculada ao Departamento de Fonoaudiologia da Unesp – Campus de Marília, docente do corpo permanente dos Programas de Pós Graduação em Fonoaudiologia UNESP – Marília (Conceito CAPES 4) e em Estudos Linguísticos UNESP – SJRP (Conceito 6). Pesquisadora CNPq – 1D. Tem experiência na área de Fonoaudiologia e Linguística, atuando principalmente nas seguintes áreas: aquisição da linguagem oral, fonética e fonologia, análise acústica e análise ultrassonográfica.
-
Guilherme Duarte Garcia
Guilherme Duarte Garcia
D. Garcia é graduado e mestre em letras pela UFRGS, e doutor em linguística pela McGill University. É atualmente professor de linguística do Departamento de Inglês da Ball State University. Sua pesquisa foca em fonologia, aquisição de segunda língua, e métodos quantitativos. Seu trabalho já foi publicado em periódicos como Language, Phonology, e Second Language Research. É autor do livro Data visualization and analysis in second language research, a ser publicado este ano pela editora Routledge.
Moderadores
-
Gladis Massini-Cagliari
Gladis Massini-Cagliari
É Bacharel e Licenciada em Letras pelo Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp (1987), onde cursou também o Mestrado e o Doutorado em Linguística. Concluiu o Mestrado em 1991 e o Doutorado, em 1995. Fez Pós-Doutorado na University of Oxford, em 2002-2003. Em 2005, obteve a Livre-Docência em Fonologia, no Departamento de Linguística, Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, Campus de Araraquara, onde exerce atualmente a função de Professor Titular (concurso realizado em outubro de 2015). Suas atividades incluem a atuação como: coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP-Araraquara, de 2004 a 2007; Vice-Presidente do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (biênio 2005-2007) e editora da revista Estudos Linguísticos (2005-2007); membro do Comitê de Avaliação da Capes, área de Letras e Lingüística (2005-2010); coordenadora do Grupo de Trabalho em Estudos Medievais da ANPOLL – Associação de Pesquisa e Pós-Graduação em Letras e Linguística, de agosto de 2008 a julho de 2012; co-editora da revista Alfa (A1) (2012-2016). É coordenadora do Grupo de Pesquisa Fonologia do Português: Arcaico & Brasileiro. Atuou como membro do Comitê Assessor da área de Letras e Linguística (CA-LL) do CNPq (2016-2019). Foi Pró-Reitora de Graduação da UNESP (gestão 2017-2021). É autora de 6 livros e organizadora de outros 8, tendo publicado diversos artigos em periódicos, capítulos de livros e textos completos em anais, no Brasil e no exterior, nas áreas de Linguística Histórica, Fonologia, Alfabetização. Sua pesquisa está concentrada principalmente na busca de pistas nos registros das cantigas medievais profanas e religiosas que permitam vislumbrar a história do ritmo e da prosódia do português, de suas origens até os dias de hoje.
-
Ubiratã Kickhöfel Alves
Ubiratã Kickhöfel Alves
Professor do Departamento de Línguas Modernas e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui graduação em Letras – Habilitação Português – Inglês pela Universidade Federal de Pelotas (2002), mestrado em Letras – Lingüística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas (2004) e doutorado em Letras – Lingüística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008), tendo realizado estágio de Doutorado-Sanduíche na University of Massachusetts – Amherst, USA (2007). Realizou estágio de pós-doutorado na Universidad Nacional de Mar del Plata (Argentina – 2014). É coeditor-chefe da GRADUS – Revista Brasileira de Fonologia de Laboratório (ISSN 2526-2718). É Editor Assistente de Língua Estrangeira na Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso (ISSN 2176-4573). É coordenador da comissão científica da área de Fonologia da ABRALIN (2020-presente). Foi coordenador do GT de Fonética e Fonologia da ANPOLL (biênio 2016-2018), tendo atuado como vice-coordenador no biênio 2014-2016. Tem experiência na área de aquisição fonológica de L2, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição do inglês , do espanhol e do português como Línguas Estrangeiras, fonologia de laboratório, teoria fonológica e modelos de análise, ensino de LE, instrução explícita e treinamento perceptual dos aspectos fonético-fonológicos, elaboração de materiais didáticos para o ensino de pronúncia, abordagens cognitivas referentes à aquisição de LE.
Resumo →
Fonologia e suas Interfaces
A mesa redonda contará com a presença dos professores Paul O’Neill (University of Sheffield – Inglaterra), Larisa Cristina Berti (UNESP) e Guilherme Duarte Garcia (Ball State University – EUA). A partir dos trabalhos apresentados, espera-se deixar clara a forte interface entre a área de Fonologia e os estudos de Linguística Histórica, Aquisição de L1/Fonoaudiologia e Aquisição de L2, respectivamente.