Gramaticografia
Teoria e método
Participantes
-
Gonçalo Fernandes
Gonçalo Fernandes
Professor Associado com Agregação em Ciências da Linguagem, Gonçalo Fernandes é Licenciado em Humanidades – via Ensino (Estudos Clássicos) (1993) pela Faculdade de Filosofia de Braga da Universidade Católica Portuguesa, Mestre em Linguística Portuguesa Descritiva (1996) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Doutor em Linguística Portuguesa (2003) e Agregado em Ciências da Linguagem, especialização em Linguística Portuguesa, (2009) pela UTAD. É Investigador Principal do Centro de Estudos em Letras (CEL) e investigador colaborador em redes internacionais sediadas em universidades do Japão, Brasil, Países Baixos, França e Espanha, nas linhas temáticas de Historiografia Linguística Latino-Portuguesa e Linguística Missionária do Padroado Português.
-
Alessandro Jocelito Beccari
Alessandro Jocelito Beccari
É professor de Língua Latina do Curso de Graduação em Letras e docente do Mestrado Profissional PROFLETRAS, da FCL-UNESP/Assis. Possui Licenciatura em Português e Inglês (2005) e Bacharelado em Latim com ênfase em Estudos Linguísticos (2007) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É mestre (2007) e doutor em Letras (2013) também pela UFPR. No mestrado e doutorado, optou pela linha de pesquisa de História e Filosofia da Linguística. Estudou a produção gramatical do final da Idade Média e traduziu a Gramática Especulativa, de Tomás de Erfurt (c. 1310).
-
Leonardo Ferreira Kaltner
Leonardo Ferreira Kaltner
Professor Associado da Universidade Federal Fluminense (UFF), na área de Língua e Literatura Latinas, credenciado no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem. Realizou estágio pós-doutoral, na área de Letras, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 2013). Obteve os títulos de doutor e mestre em Letras Clássicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ; 2009, 2007), é graduado em Letras (Português-Latim) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 2005). Iniciou seus estudos humanísticos de línguas clássicas (latim e grego) ainda na educação básica, em projeto no Colégio Federal Pedro II. Atua nos seguintes temas: Filologia Românica, Historiografia Linguística no Brasil (história cultural, história das ciências) e Ecolinguística (etnolinguística, religiosidade), pesquisando as obras do missionário jesuíta S. José de Anchieta, SJ (1534-1597) e do naturalista bávaro Dr. med. Carl Fr. Ph. von Martius (1794-1868).
Moderador(a)
-
Ronaldo de Oliveira Batista
Ronaldo de Oliveira Batista
Doutor em Linguística pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutor pela Katholieke Universiteit Leuven (Bélgica) na área de Historiografia Linguística. Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde atua como docente, pesquisador e orientador em temas relativos à história do conhecimento sobre a linguagem.
Resumo →
Gramaticografia
Teoria e método
A Historiografia da Linguística (HL) é o campo da Linguística que se preocupa em estudar a elaboração, circulação e recepção do conhecimento linguístico. Um dos temas mais caros à HL é a compreensão do que se entende por Tradição Gramatical, um conjunto de saberes com raízes na Antiguidade clássica ocidental e que apresenta uma longa história ainda presente na contemporaneidade. A mesa-redonda, nesse contexto, propõe apresentar diferentes discussões sobre essa tradição, configurada na arte de elaborar e utilizar gramáticas de diferentes tipos (ainda que haja predominância dos modelos prescritivos e didáticos de influência clássica) em contextos históricos e sociais diversos.