Gramaticografia greco-latina
Gramáticas antigas
Participantes
-
Bruno Rochette
Bruno Rochette
Professor de Línguas e literaturas clássicas do Département des Sciences de l’Antiquité da Universidade de Liège – Bélgica, diretor do Grupo de Pesquisa “Mondes Anciens”, possui uma extensa produção científica sobre a produção gramatical latina, especialmente acerca do tema do bilinguismo na Antiguidade
-
Julia Burghini
Julia Burghini
Professora de Língua e Literatura Latina na Universidade Nacional de Córdoba, na Argentina, pesquisadora do CONICET-Argentina, dedica-se à ao estudo e tradução da obra de gramáticos romanos, especialmente de Consêncio, de quem traduziu para o espanhol a Ars grammatica
-
Fábio Fortes
Fábio Fortes
Professor de Grego Clássico e Latim da Universidade Federal de Juiz de Fora, membro permanente dos programas de Pós-graduação em Linguística e em Filosofia nesta instituição, dedica-se à historiografia da linguística, com ênfase na obra dos gramáticos latinos tardios.
Moderador(a)
-
Alessandro Jocelito Beccari
Alessandro Jocelito Beccari
É professor de Língua Latina do Curso de Graduação em Letras e docente do Mestrado Profissional PROFLETRAS, da FCL-UNESP/Assis. Possui Licenciatura em Português e Inglês (2005) e Bacharelado em Latim com ênfase em Estudos Linguísticos (2007) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É mestre (2007) e doutor em Letras (2013) também pela UFPR. No mestrado e doutorado, optou pela linha de pesquisa de História e Filosofia da Linguística. Estudou a produção gramatical do final da Idade Média e traduziu a Gramática Especulativa, de Tomás de Erfurt (c. 1310).
Resumo →
Gramaticografia greco-latina
Gramáticas antigas
Participantes: Bruno Rochette; Julia Burghini; Fábio Fortes.
Moderador: Alessandro Jocelito Beccari
A mesa-redonda, na área de Historiografia Linguística, em perspectiva interdisciplinar com os Estudos Clássicos, traz um panorama dos estudos sobre a história da gramática greco-latina. Nesse aspecto, congrega três especialistas, sendo dois convidados internacionais, que investigam o tema. O objetivo é difundir e renovar as pesquisas sobre uma Linguística greco-latina, no contexto contemporâneo universitário no Brasil.