Grandes projetos em rede
NURC, Gramática do Português Falado e ALiB
Participantes
-
Dinah Callou
Dinah Callou
Doutora em Letras (Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Pós-Doutorado em Lingüística na Universidade da Califórnia, Santa Bárbara, Professor Titular de Língua Portuguesa, Pesquisadora I-B do CNPq e Coordenadora do Projeto NURC-RJ, desenvolve estudos nas áreas de Fonética, Fonologia, Sintaxe e História da Língua na perspectiva da Sociolingüística Variacionista laboviana, tendo, inclusive, participado da elaboração do primeiro Atlas lingüístico regional brasileiro e do Projeto Gramática do Português Falado, de âmbito nacional. Coordena a equipe que integra o Projeto Para uma Gamática do Português Basileiro, também de âmbito nacional. No sub-projeto “500 anos de Língua Portuguesa”, propõe-se a descrever a realidade lingüística brasileira, a partir da constituição de um corpus diacrônico, a fim de enfocar mais diretamente as mudanças lingüísticas que ocorreram no português do Brasil, resgatando a importância do componente social. Desenvolve atividades de docência na Faculdade de Letras, tanto na Graduação quanto na Pós-Graduação. É atualmente Chefe do Departamento de Letras Vernáculas, tendo já exercido a função de Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Letras Vernáculas. Vem orientando dissertações de Mestrado e teses de Doutorado, nas áreas de sua especialidade, desde 1983.
-
Ataliba de Castilho
-
Jacyra Andrade Mota
Jacyra Andrade Mota
Jacyra Andrade Mota é Professora Emérita da Universidade Federal da Bahia. É a atual diretora presidente do Projeto Atlas Linguístico do Brasil (ALiB). Possui graduação em Letras pela Universidade Federal da Bahia (1961), mestrado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal da Bahia (1980) e doutorado em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). É pesquisadora e bolsista do CNPq, atuando na área de Sociolinguística e Dialetologia.
Moderador(a)
-
Sandro Marengo
Sandro Marengo
Professor de Linguística do Departamento de Letras Vernáculas e dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu acadêmico (PPGL) e Profissional em Letras (ProfLetras) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Possui estágio Pós-Doutoral em Filologia Textual e Linguística Histórica (UFBA), Doutorado em Estudos Linguísticos (UFMG), Mestrado e Graduação em Letras Neolatinas (UFRJ). É Professor Visitante e membro da Cátedra Eugênio Tavares de Língua Portuguesa da Universidade de Cabo Verde, vinculada ao Instituto Camões. Integra o Comitê de Estudos Especiais 239 (Serviços de tradução, interpretação e tecnologias relacionadas) da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT). Coordena o Laboratório de Humanidades Digitais e Documentação Terminológica (LADOC) da UFS. Tem experiência na área de Linguística e Filologia com ênfase em Linguística Histórica, Crítica textual, Ciências do Léxico e Humanidades Digitais, atuando principalmente nos seguintes temas: Edições de textos medievais e modernos de discurso de especialidade; Lexicologia e Terminologia Sócio-Históricas; e Linguística de Corpus e tecnologias sociais aplicadas às Ciências do Léxico. Atualmente é o coordenador nacional do Projeto “Para a História do Português Brasileiro” (PHPB).