Historiografia Linguística
Percursos
Participantes
-
Gonçalo Fernandes
Gonçalo Fernandes
Professor Associado com Agregação em Ciências da Linguagem, Gonçalo Fernandes é Licenciado em Humanidades – via Ensino (Estudos Clássicos) (1993) pela Faculdade de Filosofia de Braga da Universidade Católica Portuguesa, Mestre em Linguística Portuguesa Descritiva (1996) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Doutor em Linguística Portuguesa (2003) e Agregado em Ciências da Linguagem, especialização em Linguística Portuguesa, (2009) pela UTAD. É Investigador Principal do Centro de Estudos em Letras (CEL) e investigador colaborador em redes internacionais sediadas em universidades do Japão, Brasil, Países Baixos, França e Espanha, nas linhas temáticas de Historiografia Linguística Latino-Portuguesa e Linguística Missionária do Padroado Português.
-
Rogelio Ponce de Leon Roméo
Rogelio Ponce de Leon Roméo
Professor Associado da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). Possui Licenciatura em Filologia Clássica pela Facultad de Filología da Universidad Complutense de Madrid (1991). Doutoramento em Filologia no Departamento de Filología Latina da Universidad Complutense de Madrid (2001). Equivalência ao grau de Doutor no ramo de conhecimento em Cultura pela Universidade do Porto (2001).
-
Alessandro Jocelito Beccari
Alessandro Jocelito Beccari
É professor de Língua Latina do Curso de Graduação em Letras e docente do Mestrado Profissional PROFLETRAS, da FCL-UNESP/Assis. Possui Licenciatura em Português e Inglês (2005) e Bacharelado em Latim com ênfase em Estudos Linguísticos (2007) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É mestre (2007) e doutor em Letras (2013) também pela UFPR. No mestrado e doutorado, optou pela linha de pesquisa de História e Filosofia da Linguística. Estudou a produção gramatical do final da Idade Média e traduziu a Gramática Especulativa, de Tomás de Erfurt (c. 1310).
Resumo →
Historiografia Linguística
Percursos
A mesa-redonda Historiografia Linguística: percursos tem como tema principal o debate desse campo do saber interdisciplinar entre a Linguística e a História. Os trabalhos nesse campo teórico-metodológico se desenvolveram, sobretudo, a partir da edição da Revista Historiographia Linguistica, por Konrad Koerner, e pelas obras publicadas por Pierre Swiggers. No Brasil, o CEDOCH da USP foi o introdutor da disciplina de HL, enquanto o GT da Anpoll de Historiografia da Linguística Brasileira desenvolve o campo de pesquisas, que conta com um comissão na Abralin. A mesa-redonda buscará o diálogo com pesquisas internacionais da área, tendo como componentes reconhecidos pesquisadores no campo da HL.