Historiografia Linguística
Métodos
Participantes
-
Pierre Swiggers
Pierre Swiggers
Professor Pierre Swiggers works at Leuven University. Senior research director F.W.O.-Vlaanderen; part-time (10%) professor (OE Linguistics). Studies: Romance Philology; Philosophy; Oriental philology; Medieval Studies (KU L); PhD: 1981; habilitation: 1992; postdoctoral studies (UC Louvain-la-Neuve; Univ. Salzburg; EPHE-Paris; Univ. of Pennsylvania; Univ. of New Mexico). Visiting professorships: Indiana Univ. (1985), Univ. São Paulo (1993, 2007, 2013), Univ.Trier (1996), Univ. Sevilla (1997), Univ. Salamanca (2006, 2008, 2017), Univ. de Lorraine (2014).
-
Cristina Altman
Cristina Altman
Professor Titular (= Full Professor) do Departamento de Lingüística da Universidade de São Paulo, onde atua desde 1983. Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1977), mestrado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (1986) e doutorado em Lingüística pelas Universidades Católica de Louvain (Leuven, Bélgica) e de São Paulo (1993). Realizou estágios pós-doutorais na Universidade de Harvard e no M.I.T. (1999); na Universidade de Amsterdam (2006); no Instituto Iberoamericano de Berlin em duas ocasiões (2009 e 2014) e na Tokyo University of Foreign Studies (2010). Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Pragmática, e trabalha principalmente em torno dos seguintes temas: historiografia lingüística, lingüística brasileira, gramáticas coloniais sul-americanas, estruturalismo lingüístico.
-
Ronaldo de Oliveira Batista
Ronaldo de Oliveira Batista
Doutor em Linguística pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutor pela Katholieke Universiteit Leuven (Bélgica) na área de Historiografia Linguística. Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde atua como docente, pesquisador e orientador em temas relativos à história do conhecimento sobre a linguagem.
Moderador(a)
-
Leonardo Ferreira Kaltner
Leonardo Ferreira Kaltner
Professor Associado da Universidade Federal Fluminense (UFF), na área de Língua e Literatura Latinas, credenciado no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem. Realizou estágio pós-doutoral, na área de Letras, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 2013). Obteve os títulos de doutor e mestre em Letras Clássicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ; 2009, 2007), é graduado em Letras (Português-Latim) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 2005). Iniciou seus estudos humanísticos de línguas clássicas (latim e grego) ainda na educação básica, em projeto no Colégio Federal Pedro II. Atua nos seguintes temas: Filologia Românica, Historiografia Linguística no Brasil (história cultural, história das ciências) e Ecolinguística (etnolinguística, religiosidade), pesquisando as obras do missionário jesuíta S. José de Anchieta, SJ (1534-1597) e do naturalista bávaro Dr. med. Carl Fr. Ph. von Martius (1794-1868).
Resumo →
Historiografia Linguística
Métodos
A proposta da mesa é colocar em discussão meta-historiográfica questões pertinentes à pesquisa no campo da Historiografia da Linguística (HL). De estabelecimento acadêmico e institucional recente (desde a década de 1970), esse campo tem atraído cada vez mais o interesse de jovens pesquisadores que querem se dedicar ao estudo do conhecimento sobre a linguagem e as línguas produzido ao longo dos tempos. A HL, portanto, configura-se como uma metadisciplina (a exemplo da Epistemologia da Linguística, Metodologia da Linguística), cuja principal preocupação é a reflexão sobre como modos de conhecimento linguístico foram elaborados, divulgados e recebidos em diferentes esferas de circulação intelectual e científica (com suas particularidades a cada época histórica que se coloque em destaque numa pesquisa). Com o crescente envolvimento de pesquisadores especialmente dedicados à HL e também de linguistas interessados em retomar percusos históricos da ciência da linguagem de forma orientada metodologicamente (e não impressionística), a proposta da mesa justifica-se pela discussão de princípios teóricos e procedimentos metodológicos que possam orientar aqueles que demonstram interesse pela linguística e sua história, o objeto de análise da HL.