Leituras da Base Nacional Comum Curricular
Ensino de língua portuguesa, gêneros textuais e variação linguística
Participantes
-
Leonor Werneck dos Santos
Leonor Werneck dos Santos
Professora Titular de Língua Portuguesa da UFRJ, onde atua desde 1995.
Mestrado e Doutorado em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa).
Ex-professora de Ensino Fundamental e Médio. Professora de Língua Portuguesa da UFRJ (Faculdade de Letras), desde 1995.
Leitora votante do Prêmio anual da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), desde 2013.
Autora de diversos artigos e livros sobre ensino de língua portuguesa, referenciação, gêneros textuais, leitura e literatura infantil e juvenil.
-
Raquel Freitag
Raquel Freitag
Raquel Freitag é Professora do Departamento de Letras Vernáculas, do Programa de Pós-Graduação em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Sergipe. Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina, área de concentração Sociolinguística, atualmente, estuda o processamento da variação linguística, com atenção às pistas de atenção, reparo e emoções na produção e percepção. Também desenvolve atividades de popularização da ciência e estímulo à pesquisa na educação básica, com o projeto Cienart e com a organização da Feira Científica de Sergipe durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Coordeno o Condomínio de Laboratórios Multiusuário de Informática e Documentação LAMID da Universidade Federal de Sergipe. Foi secretária da Associação Sergipana de Ciência ASCi, biênio 2016-2018. É Pesquisadora Associada da Rede Nacional de Ciência para Educação (CpE) e editora-chefe da Revista da ABRALIN. Vice-presidente da associação do Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Nordeste biênio 2019-2020 (GELNE) e da Associação Brasileira de Linguística.
-
Luiz Percival Leme Britto
Luiz Percival Leme Britto
Luiz Percival graduou-se em Letras pelo Instituto de Estudos da Linguagem, da Universidade Estadual de Campinas (1983), onde também fez mestrado (1988) e doutorado (1997) em Linguística. Atua na área de Educação e Linguagem desde 1982, como professor, pesquisador e formador de professores, desenvolvendo pesquisas e realizando assessoria em vários níveis de ensino para diferentes instâncias administrativas e organizações sociais, trabalhando principalmente com Leitura, Ensino da Língua Portuguesa em nível Fundamental e Médio e Educação Superior e Norma e variação linguística. É professor da Universidade Federal do Oeste do Pará desde abril de 2010, onde atua nos cursos de graduação de Pedagogia e Letras e nos programas de mestrado Profissionlizante em Letras – Profletras e de Pós-graduação em Educação, do qual é o atual coordenador. É membro do Movimento por um Brasil Literário e professor de referência da Olimpíada de Língua Portuguesa no Estado do Pará.
Moderador(a)
-
Rafael Dias Minussi
Rafael Dias Minussi
Rafael Dias Minussi é professor adjunto IV do Departamento de Letras da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo). Possui bacharelado e licenciatura em Letras Português e Linguística pela Universidade de São Paulo (2006). É mestre em Linguística pelo programa de pós-graduação em Semiótica e Linguística Geral da Universidade de São Paulo (2008) e doutor em Letras também pelo programa de pós-graduação em Semiótica e Linguística Geral da Universidade de São Paulo (2012). Os principais temas de interesse são: Morfologia Distribuída, Teoria Gerativa, Sintaxe das línguas naturais, Ensino de Gramática pela Metodologia da Aprendizagem Ativa, Estrutura argumental, Nominalizações, Nomes Compostos, Blends, Processamento de Palavras, Processos não-concatenativos, Morfologia avaliativa e Língua hebraica.
Resumo →
Leituras da Base Nacional Comum Curricular
Ensino de língua portuguesa, gêneros textuais e variação linguística
A terceira versão da BNCC foi instituída como documento de referência obrigatório para o sistema de ensino nacional pela Resolução CNE/CP Nº 2, de 22 de dezembro de 2017. De acordo com o texto oficial, pela primeira vez em nosso país, conseguiu-se construir “consensos nacionais sobre as aprendizagens essenciais que são consideradas como direito de todos os educandos”. Dada relevância desse documento, nesta mesa-redonda, a Comissão de Linguística na Educação Básico da Abralin propõe sua discussão a partir de três aspectos: (i) ensino de língua portuguesa de modo geral, considerando aspectos da leitura, escrita e os processos e dinâmicas de ensino-aprendizagem nas dimensões da educação escolar; (ii) gêneros textuais, abordando aspectos linguísticos, interacionais, sociais, cognitivos, pragmáticos e históricos envolvidos na atividade social, ao mesmo em que se apresenta contribuições para a redefinição dos objetos de ensino, (iii) variação linguística, concebendo a relação entre língua e sociedade, ao apresentar as contribuições da Sociolinguística incluídas na formulação dos objetivos de aprendizagem de língua portuguesa e também uma agenda de trabalho para que os direcionais da parte comum sejam efetivamente implementados na parte diversificada do currículo.