Linguagem e Políticas Públicas
A produção de identidades subalternizadas
Participantes
-
Lívia Natália
Lívia Natália
Lívia Natália é poeta, Doutora em Literatura e Professora Teoria da Literatura na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Pós-doutora em Literatura pela Universidade de Brasília (UNB). Autora dos livros Água Negra (Prêmio Banco Capital de Poesia/2010), Correntezas e Outros Estudos Marinhos/2015 (ed. Ogum´s Toques Negros), Água Negra e Outras Águas/2016 (Caramurê), Dia bonito pra chover (Prêmio APCA de Melhor Livro de Poesia do ano de 2017/ Ed. Malê, 2017) e Sobejos do Mar (Ed. Caramurê, 2017). Teve um poema escolhido pela cantora e escritora Adriana Calcanhotto para a antologia por ela organizada sob o título É agora como nunca (Ed.Cotovia/Portugal e Companhia das Letras/2017). Em 2018, lançou o seu primeiro livro infantil, As férias fantásticas de Lili (Ciclo Contínuo/2018), uma história narrada em versos.
-
Gabriel Nascimento dos Santos
Gabriel Nascimento dos Santos
Gabriel Nascimento é professor da Universidade Federal do Sul da Bahia. Doutor em Linguística pela Universidade de São Paulo, foi Visiting Scholar na Universidade da Pensilvânia, Estados Unidos. É autor dos livros “Racismo linguístico: os subterrâneos da linguagem e do racismo” (Letramento editorial), “Este fingimento e outros poemas” (García) e “O maniaco das onze e meia” (Multifoco), além de duas dezenas de artigos em periódicos especializados.
-
Kleber Aparecido da Silva
Kleber Aparecido da Silva
Kleber Aparecido da Silva é Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista. Realizou seus estudos de pós-doutoramento no Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP, no Instituto de Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem na PUC SP; em Linguística na Universidade Federal de Sana Catarina; e em Linguística Aplicada na Pennsylvania State University, USA. Atualmente, aprofunda seus estudos pós-doutorais em Estudos Linguísticos na UFMG; em Didáticas das Línguas na Universidade De Genebra, Suíça e em Educação Multilíngue e Letramento na Universidade de Witwatersand, África do Sul. É professor associado 2 do Curso de Letras (Português do Brasil como Segunda Língua) e é pesquisador/professor do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UNB e também do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagens, Cultura e Linguagens na UESB e do Programa de Pós-Graduação em Letras na UFT.
Moderador(a)
-
Janaina de Jesus Santos
Janaina de Jesus Santos
Realizou Estágio pós-doutoral (2018-2019) no Programa de Pós-Graduação em Letras: cultura, educação e linguagens, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, possui Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa (2014) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquista Filho – UNESP, Mestrado em Estudos Linguísticos (2011) pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Especialização em Linguística aplicada ao Ensino do Português (2006) e Graduação em Letras com habilitação em português e inglês e respectivas literaturas (2001) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. É professora adjunta na Universidade do Estado da Bahia Bahia – UNEB/Campus VI, atua no Programa de Pós-graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade – PPGELS/UNEB e lidera o Laboratório de Estudos do Audiovisual e do Discurso – AUDiscurso/UNEB/CNPq. Atua nas áreas de Análise do Discurso e Linguística Aplicada, com interesse nos temas: sujeitos contemporâneos no audiovisual, discurso e ensino, formação de professores de línguas e currículo.
Resumo →
Linguagem e Políticas Públicas
A produção de identidades subalternizadas
A Comissão de Políticas Públicas da ABRALIN realizará, no dia 4 de dezembro de 2021, às 14h, a mesa-redonda Linguagem e políticas públicas: a produção de identidades subalternizadas, em formato virtual com transmissão pelo canal ABRALIN no Youtube.
Dentro da área temática “Línguas e heranças africanas e afro-brasileiras”, a mesa tem os seguintes objetivos: (i) dar visibilidade à temática proposta a partir do olhar das políticas públicas; (ii) abrir um espaço de diálogo entre sujeitos envolvidos e convidados para a mesa e o público da Abralin; e (iii) divulgar o papel da língua em diferentes políticas públicas, sensibilizando as instituições civis, governamentais e o público para a temática.
A mesa-redonda contará com a presença da Profa. Dra. Lívia Natália (UFBA), Prof. Dr. Gabriel Nascimento (UFSB) e do Prof. Dr. Kleber Aparecido da Silva (UNB), com a mediação da Profa. Dra. Janaina Santos (UNEB).