Linguagem simples para quem? A comunicação cidadã em debate
Sessão de lançamento do novo livro da Editora da Abralin
Participantes
-
Adelaide Hercília Pescatori Silva
Adelaide Hercília Pescatori Silva
Possuo graduação em Letras (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Estadual de Campinas (1993); mestrado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente sou Professora Titular do Departamento de Literatura e Linguística da Universidade Federal do Paraná. Atuo na área de Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística. Minhas pesquisas voltam-se para fonética e fonologia e focalizam a comensurabilidade entre ambos os campos. Para tanto, emprego modelos dinâmicos de produção da fala e utilizo a análise acústica de sons da fala buscando um embasamento empírico para minhas reflexões. No que concerne à análise acústica de sons da fala, meu interesse principal são os róticos e as laterais, ou sons de /r/ e /l/, respectivamente. Mas eu também tenho interesse em outros sons do Português Brasileiro (PB), além de interesse em sons do PB produzidos por indivíduos portadores de patologias de fala e por falantes estrangeiros que adquirem o PB. Interesso-me, ainda, pelas produções de falantes nativos de PB que adquirem uma língua estrangeira. Embora minha atuação se volte especialmente para o nível segmental do PB, transito, eventualmente, pelo nível prosódico da língua. Oriento trabalhos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado e coordeno o Grupo de Estudos Fônicos, que reúne atualmente pesquisadores e alunos de diferentes universidades brasileiras.Além das atividades acadêmicas, exerço a função de presidente da Associação Brasileira de Linguística, na gestão 2022-2024.
-
Marcus Maia
Marcus Maia
MARCUS MAIA é doutor em Linguística pela University of Southern California – USC, (1994). Realizou estágio de pós-doutorado na área de Processamento da Linguagem como pesquisador visitante na City University of New York – CUNY (2003-2004). Foi professor visitante no Language Acquisition Research Center da University of Massachusetts, Amherst (2012), e no Departamento de Linguística da Massey University, Nova Zelândia (2017). Atualmente é professor titular de Linguística do Departamento de Linguística e do Programa de Pós-graduação em Linguística da Faculdade de Letras da UFRJ. É bolsista de Produtividade em Pesquisa, nível 1A (CNPq) e foi Cientista do Nosso Estado (FAPERJ). Membro fundador da Rede Nacional de Ciência para Educação. É presidente da International Society of Applied Psycholinguistics -ISAPL (2021-2024) e Conselheiro da Abralin (2020-2024). Pesquisa sobre processamento sintático, sintaxe experimental, teoria da gramática, psicolinguística e educação, línguas indígenas.
-
Xoán Carlos Lagares
Xoán Carlos Lagares
Graduado em Filologia Hispânica (Galego-Português) pela Universidade da Coruña (1994) e doutorado em Lingüística, Literatura no Âmbito Galego-Português pela mesma universidade (2000). Pós-doutorado realizado na Universidade Federal do Paraná (2019). Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense e membro do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da UFF. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Política Linguística, Linguística Histórica e Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: galego-português, história social e cultural das línguas e norma linguística.
-
Carlos Faraco
Carlos Faraco
Carlos Alberto Faraco é professor titular (aposentado) de linguística da Universidade Federal do Paraná. Doutorou-se em linguística românica na Inglaterra, tendo feito um estágio de pós-doutorado em linguística na University of California. Publicou vários livros, entre os quais Linguagem & Diálogo: as ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin; e História sociopolítica da língua portuguesa. Recentemente, publicou, com Ana Maria Zilles, Para conhecer norma linguística.
-
Gisele Azevedo Rodrigues
Gisele Azevedo Rodrigues
Doutoranda em Línguística com pesquisa em análise do discurso crítica e multiletramentos críticos. Jornalista, professora de língua portuguesa e psicopedagoga com mestrado em Linguística e especialização em Alfabetização e Letramento e em Gramática e Revisão de Texto. Tem MBA em Governança Legislativa. Experiência em docência e em cargos de gestão em organizações públicas e privadas.
-
Jael Sânera Sigales Gonçalves
Jael Sânera Sigales Gonçalves
Doutora em Letras pela Universidade Católica de Pelotas, com estágio doutoral na Universidade de York, Reino Unido. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente é pesquisadora colaboradora de pós-doutorado no Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas e atual como professora colaboradora em nível de graduação e pós-graduação stricto sensu na mesma instituição.
-
Maria José B. Finatto
-
Mónica Zoppi-Fontana
-
José del Valle
José del Valle
Moderador(a)
-
Ana Paula Scher
Ana Paula Scher
Ana Paula Scher é professora livre-docente, senior (aposentada) pela Universidade de São Paulo, Professora visitante (Titular-E) do Departamento de Letras da UFJF e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, nível 2. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1988), Mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Realizou estágios pós-doutorais na University of Calgary (2006), na University College London (2011-2012), na Universidade Estadual de Campinas (2017-2018) e na Universidade Federal de Juiz de Fora (2023-2024). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria da Gramática, pesquisando, principalmente, dentro do paradigma da Gramática Gerativa, em particular, da Morfologia Distribuída. Interessa-se pelas interfaces que a morfologia faz com a sintaxe, a fonologia e a semântica. Coordena o Grupo de Estudos em Morfologia Distribuída, GREMD, da USP, lidera o Grupo de trabalho em Morfologia Distribuída do CNPq, em parceria com Paula Armelin, e é membro do INTEGRA–UFJF.
Resumo →
Linguagem simples para quem? A comunicação cidadã em debate
Sessão de lançamento do novo livro da Editora da Abralin
Nova publicação da Abralin reúne reflexões sobre equívocos trazidos pela normatização da chamada “linguagem simples”
Livro Linguagem Simples para Quem? – A comunicação cidadã em debate (Editora da Abralin, 2024)
Organização: Adelaide H. P. Silva; Xoán Carlos Lagares; Marcus Maia Autores: Adelaide H. P. Silva; Carlos Alberto Faraco; Gisele Azevedo Rodrigues; Graciela Zoppi Fontana; Jael Sânera Sigales Gonçalves; José Del Valle; José Morais; Marcus Maia; Maria José Bocorny Finatto; Mónica Zoppi-Fontana; Régine Kolinsky; Xoán Carlos Lagares.
Disponível em: https://editora.abralin.org/publicacoes/linguagem-simples-para-quem
Exemplares do livro “Linguagem Simples para Quem? – A comunicação cidadã em debate” foram entregues às bibliotecas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal Leia a notícia na íntegra: https://abralin.org/nova-publicacao-linguagem-simples/