Memórias da Construção da Linguística das Línguas de Sinais no Brasil: Homenagem à Lucinda Ferreira
Participantes
-
Regiane P. Agrella

Regiane P. Agrella
– Mestra e professora do ensino superior da UFSCar, em São Carlos – SP.
– Voluntária no ensino de Libras para pessoas surdas e ouvintes, com formação de instrutores nos níveis básico, intermediário e avançado de Libras, na Associação dos Surdos de São Carlos (ASSC). -
Sérgio Marmora de Andrade

Sérgio Marmora de Andrade
Sérgio Marmora de Andrade é professor e pesquisador de libras, licenciado em Letras/libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui ampla trajetória na educação de surdos e no ensino de língua de sinais, com atuação em diferentes instituições brasileiras desde o início da década de 1990. Foi professor no Instituto Helena Antipoff, na Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis) e em instituições e secretarias de educação de diferentes estados do país. No Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), atuou como pesquisador e professor de libras. Também integrou, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o projeto “Estudo da libras, Aquisição de Linguagem e Aplicação na Educação de Surdos”, como auxiliar de pesquisa. Sua trajetória reúne experiência no ensino de libras, na pesquisa linguística e na educação de surdos.
-
Nelson Pimenta

Nelson Pimenta
Nelson Pimenta é doutor, professor, ator e pesquisador surdo do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Desenvolve pesquisas na área de Libras e prosódia, além de atuar em educação bilíngue, cultura e artes. Sua trajetória reúne trabalhos com língua de sinais, teatro, tradução, acessibilidade e produção de materiais educativos. É autor de artigo científico e de 15 livros didáticos em Libras e participa de projetos de pesquisa, extensão e preservação da memória e da história dos surdos. Sua trajetória também inclui participação em importantes momentos da construção e divulgação da Libras no Brasil.
-
Ricardo Nakasato

Ricardo Nakasato
É graduado em Pedagogia, habilitação de EDAC (Educação de Surdos), pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005), graduado em Letras-Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina, polo Universidade de São Paulo – USP (2010). Mestre pelo Programa de Mestrado da PUCSP, na área da Educação e Currículo (2019); atua como professor de Libras, na Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação – DERDIC-PUCSP, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professor do Ensino Médio da DERDIC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação de surdos e no ensino da Língua Brasileira de Sinais e Pesquisas de Língua Brasileira de Sinais.
Moderadores
-
Thyago Santos

Thyago Santos
-
Angélica Rodrigues

Angélica Rodrigues
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (Nível C) e Professora Associada, com título de Livre-Docente, na área da Linguística das Línguas de Sinais, obtido em 2022, na Faculdade de Ciências e Letras da Unesp – Campus de Araraquara, onde atua nos níveis de graduação e pós-graduação e exerce o cargo de Chefe do Departamento de Linguística, Literatura e Letras Clássicas (2026-2028). Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1998), mestrado (2001) e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2006), com estágio (Doutorado Sanduíche) na Australian National University (2003-2004). Realizou estágio no exterior (pós-doutorado) na Universidade de Amsterdã entre 2017 e 2018. Entre março e julho de 2018, realizou pós-doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Letras-Língua Portuguesa e Libras, com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: linguística das línguas de sinais, sociolinguística, variação e mudança linguística, gramaticalização, sintaxe e estudos descritivos de línguas de sinais.
Resumo →
Memórias da Construção da Linguística das Línguas de Sinais no Brasil: Homenagem à Lucinda Ferreira
Como parte das atividades da Comissão de Libras da Abralin em celebração ao Mês do Orgulho Surdo, propõe-se a realização de uma mesa-redonda em homenagem à professora doutora Lucinda Ferreira, pioneira na consolidação dos estudos linguísticos sobre a língua de sinais brasileira (libras). Sua produção acadêmica estabeleceu bases fundamentais para o desenvolvimento da área no país e contribuiu decisivamente para o reconhecimento da língua de sinais como objeto legítimo de investigação linguística.
A atividade buscará recuperar essa trajetória a partir de uma perspectiva ainda pouco documentada: a participação dos surdos que atuaram como informantes e colaboradores em suas pesquisas. Reunindo alguns desses participantes, a mesa destacará o papel central que desempenharam na construção do conhecimento linguístico produzido naquele período, reconhecendo-os não apenas como colaboradores de pesquisa, mas como sujeitos fundamentais na constituição do campo de estudos da língua de sinais brasileira.
Ao promover o encontro entre memória, história e experiência, a mesa-redonda pretende valorizar o protagonismo surdo na consolidação da Linguística das Línguas de Sinais no Brasil, homenageando tanto Lucinda Ferreira quanto aqueles que, ao lado dela, contribuíram para a construção desse legado científico. A atividade constitui, assim, um espaço de reconhecimento, preservação da memória da área e reflexão sobre a história da pesquisa em língua de sinais no país.