O Tratamento Escolar
da Gramática Centrado no Texto
Participantes
-
José Carlos Azeredo
José Carlos Azeredo
Possui graduação em Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1970), mestrado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988). Atualmente é professor associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Gramática da Língua Portuguesa, atuando principalmente em temas relativos à sintaxe e à semântica do verbo. E autor das seguintes obras, entre outras: Fundamentos de gramática do português (Jorge Zahar, 2000), Gramática Houaiss da língua portuguesa (Publifolha, 2008) e Dicionário Houaiss de conjugação de verbos (Publifolha, 2012).
-
Luiz Carlos Travaglia
Luiz Carlos Travaglia
Mestre em Letras (Língua Portuguesa) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1980) e Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1991) Com Pós-doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é Professor Titular do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia. Publicou 40 artigos em periódicos especializados, 16 trabalhos completos em anais de eventos e 46 resumos em cadernos de eventos, 38 capítulos de livros, 07 livros técnicos e 08 livros didáticos. Organizou 04 obras e 01 número de periódico. Possui 179 itens de produção técnica. Participou de 95 eventos no Brasil. Orientou 19 dissertações de mestrado, 03 teses de doutorado, além de ter orientado 4 trabalhos de iniciação científica na área de Linguística. Atualmente coordena 1 projeto de pesquisa. Atua na área de Linguística, com ênfase em Linguística Textual e em Linguística Aplicada Ao Ensino Aprendizagem de Língua Materna. Em suas atividades profissionais interagiu com 44 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Texto, Verbo, Ensino, Tipologia Textual, Gramática, Coesão, ensino de gramática, Coerência, Discurso e Gramaticalização.
-
Maria Helena Moura Neves
Maria Helena Moura Neves
Professora Emérita pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, é licenciada em Letras (em Português-Grego e em Alemão) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, doutora em Letras Clássicas (Grego) pela Universidade de São Paulo, livre-docente (em Língua Portuguesa) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É bolsista de Produtividade em Pesquisa – nível 1A do CNPq e foi membro do comitê de Letras e Linguística do CNPq (1994-1997; 2007- 2010). Atualmente é professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da UNESP – Araraquara. É Coordenadora do Grupo de Pesquisa Gramática de usos do português do CNPq. Pesquisa particularmente a teoria funcionalista da linguagem, as relações entre texto e gramática e a história da gramática.
-
Marli Quadros Leite
Marli Quadros Leite
Professora Titular do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, na Universidade de São Paulo. Bolsista de Produtividade e Pesquisa (PQ) CNPq tem mestrado (1992) e doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo (1996), pós-doutorado pela University of Pennsylvania (EUA) e pela Université de Paris VII – Diderot. É líder de dois Grupos de Trabalho (CNPq): Gramáticas: história, descrição e discurso do qual participam pesquisadores brasileiros, franceses e portugueses, e Projeto NURC/SP-Núcleo USP, no qual atuou juntamente com o Prof. Dr. Dino Preti e hoje é coordenadora desse Projeto. É coordenadora de um acordo de cooperação internacional da USP com a Université de Paris VII. É autora de livros, capítulos e artigos que versam sobre temas científicos e didáticos. Foi Chefe do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, Presidente da Comissão de Graduação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e Assessora Técnica da Pró-Reitoria de Graduação da USP. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando, principalmente, nos seguintes temas: historiografia linguística, norma e uso linguísticos, discurso, texto, oralidade e escrita.
Resumo →
O Tratamento Escolar
da Gramática Centrado no Texto
A proposta é discutir a produção e a utilização de propostas gramaticais assentadas na visão da língua efetivamente em função, e, nessa linha, problematizar uma ação escolar que priorize o exame das realizações discursivo-textuais.