Para sempre em nós:
Homenagem à Profa. Ângela Vaz Leão
Participantes
-
Vanda de Oliveira Bittencourt
Vanda de Oliveira Bittencourt
Possui graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(1968), especialização em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(1969), mestrado em Estudos Lingüísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais(1979) e doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(1995). Atualmente é Professor Adjnto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Membro de corpo editorial da Caligrama (UFMG). Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Análise do Discurso. Atuando principalmente nos seguintes temas:Estruturas causativas, Abordagem sincrônica, Abordagem diacrônica.
-
Sérgio Antônio Canedo
Sérgio Antônio Canedo
Graduação: composição e regência pela ESMU-UFMG, tendo sido seus mestres, respect., C. Guerra-Peixe e o maestro David Machado. Piano: Magadala Costa. Composição: Oiliam Lanna, H. J. Koelreutter, Dante Grela, Eduardo Bértola e reg. coral com Carlos Alberto Pinto Fonseca, etc. Mestrado e doutorado interdisciplinar de música e literatura medievais pela PUCMinas, sob orientação da Profa. Dra. Ângela Vaz Leão. Objeto: ?Cantigas de Santa Maria?, de Afonso X, ?O Sábio?. Trabalhos, palestras e apresentações musicais em encontros e congressos. 2009: livro “Novas leituras, novos caminhos: Cantigas de Santa Maria de Afonso X, o Sábio”; capítulo: “Migrações poéticas nas Cantigas de Santa Maria”. No livro ?Cantigas de Afonso X a Santa Maria?, de Ângela Vaz Leão, participa com transcrições para notação moderna de seis cantigas, com o artigo ?A Música das Cantigas de Santa Maria? e com o CD-encarte com a gravação das cantigas, à frente do Chorus Rosa Rosarum, que dirige. Atualmente, é professor adjunto na Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais.
-
Bernardo Monteiro de Castro
Bernardo Monteiro de Castro
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1988), mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1996), doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002), um pós-doutorado em Literatura Medieval e outro pós-doutorado em Psicologia do Desenvolvimento e Resiliência, ambos na University of Cincinnati – EUA (2002-2003). Tem experiência nas áreas de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia Clínica, e de Literatura, com ênfase em Literatura Medieval e Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: resiliência, psicanálise, subjetividade, cantigas de santa maria, Idade Média e estética.
-
Carla Cristina de Araújo
Carla Cristina de Araújo
Possui Graduação em Letras – Língua Portuguesa e suas literaturas – pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989), Mestrado em Letras – Literaturas de Língua Portuguesa – pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2000) e Doutorado em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela UFMG (2015), com vínculo com a Universidade do Porto – Portugal, para realização de parte da pesquisa. É membro do Grupo de Pesquisa Intermídia: Estudos de Intermidialidade, vinculado ao CNPq, e coordenado pela Profa. Dra. Thaïs Flores Nogueira Diniz (UFMG). Tem experiência de exercício do magistério na graduação da Faculdade de Letras da UFMG, como aluna bolsista Capes/Reuni (2013). Tem experiência como professora no Ensino Superior, tendo ministrado aulas de Teoria da Literatura, Literatura Portuguesa, Literatura e Linguagens, e orientado alunos na elaboração de projetos de pesquisa e TCC sobre literatura, literatura e ensino, literatura e linguagem e sobre a formação de leitores.
-
Maria Cristina B. Marinho Baracat
Maria Cristina B. Marinho Baracat
Possui graduação em Letras – Português pela PUC – MG (1990), Inglês pela PUC – MG (2011), Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras pela PUC – MG (2001) e Doutorado em Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística pela PUC – MG (2010). Professora aposentada do Estado da Educação de Minas Gerais e professora da Prefeitura Municipal de Betim. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: gramática, literatura e redação (Ensino fundamental, Ensino Médio, EJA e cursos de graduação. Atua desde setembro de 2023 como Professora (Tutora) EAD no Ministério da Justiça e Segurança Pública.
-
Heloisa Guaracy Machado
Heloisa Guaracy Machado
Possui doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo, graduação e mestrado em Literaturas de língua portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professora aposentada (Adjunto IV) do Departamento de História da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1988-2019), tendo exercido, entre outros, os cargos de vice chefe do mesmo Departamento, de diretora do Centro de Memória e de Pesquisa Histórica e de editora-gerente do periódico Cadernos de História. Tem experiência de magistério superior, especializada na área de História Antiga e Medieval, com ênfase na cultura ibero-americana, com pesquisas realizadas sobre muçulmanos e cristãos em Al-Andalus, Alfonso X, o Sábio; Cantigas de Santa Maria; ensino de história na recuperação da singularidade ibero-americana.
Moderador(a)
-
Meire Mara Coelho Nogueira
Meire Mara Coelho Nogueira
Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2015). Mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2001) e graduação em LETRAS pela UNIVERSIDADE DE FORMIGA (1992). Atualmente sou professora de: Língua Portuguesa nos cursos de Pedagogia, Ciências Contábeis, Administração e Odontologia da Universidade de Itaúna; sou também professora de Fundamentos Metodológicos da Língua Portuguesa e Leitura e Produção de Texto no curso de Pedagogia (modalidades presencial e Ead) na Faculdade Famart. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Cantigas de Santa Maria, articulação textual, referenciação, leitura e produção de texto, construções de tópico, discurso e funções comunicativas.
Resumo →
Para sempre em nós:
Homenagem à Profa. Ângela Vaz Leão
Este evento é uma homenagem à Professora Ângela Vaz Leão, exímia docente e pesquisadora que se tornou um símbolo da UFMG. Ela não apenas foi a primeira diretora e fundadora da Faculdade de Letras da UFMG, mas também a primeira presidente mulher da Abralin. A docente deixou um legado inestimável nas áreas da linguística e da literatura, onde atuou com excelência e orientou diversos pesquisadores. Nesta transmissão ao vivo, vamos relembrar a trajetória da professora por meio dos relatos de alguns de seus ex-orientandos, que irão compartilhar suas experiências de trabalho com a pesquisadora e os projetos que desenvolveram sob sua orientação.