Retórica e Argumentação
Nova Retórica, problematologia e argumentação
Participantes
-
Eduardo Lopes Piris
Eduardo Lopes Piris
Possui graduação em Letras, mestrado em Semiótica e Linguística Geral e doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo. Realizou estágios de pós-doutorado na Universidade Federal de São Carlos, Universidade de Buenos Aires e Universidade de São Paulo. Desde 2010, é docente da Universidade Estadual de Santa Cruz, onde coordena o “Centro de Estudos de Argumentação e Discurso” e o Grupo de Pesquisa “Estudos de Linguagem, Argumentação e Discurso” (ELAD/CNPq). É coeditor da Revista de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação (EID&A). É fundador e membro do GT Argumentação na ANPOLL. Na Pós-Graduação em Letras, Linguagens e Representações da UESC, orienta pesquisas sobre argumentação no ensino de português como língua materna e língua adicional. E, na Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UEFS, desenvolve pesquisa sobre argumentação no discurso político.
-
Isabel Cristina Michelan de Azevedo
Isabel Cristina Michelan de Azevedo
Doutora em Letras Clássicas e Vernáculas pela FFLCH da Universidade de São Paulo, Isabel Cristina Michelan de Azevedo é professora efetiva da Universidade Federal de Sergipe (UFS) no Departamento de Letras Vernáculas (DLEV). No período de 2019-2020, assumiu a presidência da diretoria do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste (GELNE); entre 2016 e 2018, compôs o Conselho do GELNE, compondo o Conselho Titular. Tem concentrado a pesquisa na área de Linguagem, com foco nas teorias do discurso e da argumentação, e Educação, com trabalhos publicados em torno dos seguintes temas: ensino-aprendizagem da argumentação, ensino de leitura e literatura, produção textual, linguística aplicada, análise do discurso e formação de professores. Desenvolve projetos de extensão em parceria com a Secretaria de Educação (SE) e com escolas públicas de diferentes municípios em torno da leitura em perspectiva interdisciplinar.
-
Helcira Maria Rodrigues de Lima
Helcira Maria Rodrigues de Lima
É mestre (2001) e doutora (2006) em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais, onde realizou, também, uma pesquisa de pós-doutorado (2007-2008), financiada pela FAPEMIG. Durante o doutoramento, realizou pesquisas na Universidad de Buenos Aires (UBA), no ano de 2004 e, em Paris, na Université Sorbonne Paris Nord-Villetaneuse (Paris XIII), em 2005, sob a supervisão do Professor Patrick Charaudeau, durante um estágio de doutorado, financiado pela CAPES. Realizou também pesquisa de pós-doutorado na Universidad de Buenos Aires (2016-2017), sob a supervisão da professora Alejandra Vitale. Atualmente, faz parte do corpo docente da FALE/UFMG (professor associado nível III), onde atua na graduação e na pós-graduação. Atua, em especial, nos seguintes temas: retórica/argumentação, discurso jurídico, estudos sobre emoção, violência verbal, violência contra a mulher, cinema. Membro do Conselho Deliberativo e Consultivo da SBR (2019-2024), Membro da Associação Latino-americana de Retórica (ALR) e da Sociedade Ibero-americana de Retórica. É líder do grupo de pesquisa “Retórica e argumentação”.
Moderador(a)
-
Débora Massmann
Débora Massmann
É Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), atuando como Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLL), como Docente e Vice Coordenadora do curso de Letras, Campus Sertão. Atualmente, é Editora Chefe da Revista Leitura (PPGLL/UFAL). Desde 2020, coordena a Comissão de Análise de Discurso da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN). É pesquisadora associada do Laboratório de Estudos Urbanos (LABEURB) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP) (2009), Mestre e Graduada em Letras (português-francês) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2005 e 2002). Realizou estágio Pós-doutoral em Semântica no Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2014). Em 2019, foi Professor Visitante Nacional Sênior do Programa de Mestrado em Educação e Cultura (PPGEDUC) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Em 2018, foi professora convidada na Universidade de Turim (Itália). Tem experiência em teoria e análise linguística principalmente na área de semântica, análise de discurso, retórica e argumentação. Em suas pesquisas, destaca-se o interesse pelo funcionamento dos discursos jurídico, político, artístico e pedagógico (língua portuguesa e/ou língua francesa).
Resumo →
Retórica e Argumentação
Nova Retórica, problematologia e argumentação
Esta mesa tem como objetivo apresentar ao público uma parte da diversidade de perspectivas teórico-metodológicas que constituem o campo de investigação em torno da retórica e da argumentação na contemporaneidade. Para esta oportunidade, as discussões da mesa articulam-se em torno de três arcabouços teóricos construídos originariamente no espaço da academia francófona e que, ao longo das décadas, têm sido produtivos para o desenvolvimento da pesquisa na área dos estudos da linguagem no Brasil: a nova retórica, de Chaïm Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca: a problematologia, de Michel Meyer; a argumentação no discurso, de Ruth Amossy. Os questionamentos teóricos levantados atualmente, as reflexões que dizem respeito às questões brasileiras e às articulações teóricas promovidas no espaço acadêmico tendem a provocar novos desdobramentos nos estudos de retórica e argumentação, quando tomados separadamente ou quando há articulação entre eles. Assim, esperamos, nesta mesa, dar visibilidade a esses desdobramentos nos estudos brasileiros da retórica e argumentação, apresentando uma análise nova retórica do discurso parlamentar que antecedeu o Ato Institucional n. 5 em 13 de dezembro de 1968, uma análise problematológica de uma campanha publicitária de uma marca internacional que circulou recentemente no Brasil e uma análise argumentativo-discursiva de uma notícia de jornal.