Semiótica Política
Autoritarismo e resistência
Participantes
-
Juan Alonso Aldama
Juan Alonso Aldama
Juan Alonso Aldama atualmente é professor na Université Paris Descartes. Doutor em Sociologia pela Université de Paris 5, fez pós-doutorado na Universidade de Bologna (1995-1997) e na Université de Limoges (1997-2001). Desenvolve pesquisa principalmente dedicada à semiótica da política e do conflito. Outra linha de pesquisa diz respeito à semiótica das formas de vida e à semiótica da cultura, sempre numa perspectiva político-conflituosa. É autor, entre outros, de Le discours de l’ETA. Un terrorisme à l’epreuve de la sémiotique.
-
Verónica Estay-Stange
Verónica Estay-Stange
Verónica Estay-Stange atua como professora de semiótica em Sciences-Po, Paris. Defendeu na Universidade Paris 8 sua tese de doutorado em literatura francesa e semiótica. Fez um estágio de pós-doutorado na Universidade de Luxemburgo. Entre suas publicações, podemos destacar a obra Sens et musicalité. Les voix secrètes du symbolisme (Paris, Classiques Garnier, 2014). Suas pesquisas incidem sobre as relações entre semiótica, literatura e estética.
-
Alexandre Marcelo Bueno
Alexandre Marcelo Bueno
Alexandre Marcelo Bueno é linguista e semioticista, professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo. Fez graduação, mestrado e doutorado na FFLCH-USP, com estágio de doutorado-sanduíche na Université Paris 8. Fez estágio de pós-doutorado no Centro de Pesquisa Sociossemiótica (CPS) na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) com bolsa FAPESP. Seus interesses de pesquisa, amarrados pela semiótica discursiva, são: lusofonia, imigração, intolerância e preconceito linguísticos, discurso da cidade e discurso político.
Moderador(a)
-
Oriana Fulaneti
Oriana Fulaneti
Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (2002), mestrado em Linguística pela Universidade de São Paulo (2005), e doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo (2010), com estágio doutoral na Université Paris 8. Fez pós-doutorado no Departamento de Ciências da Linguagem da Universidade Federal Fluminense (2010-2012). Desenvolve pesquisas sobre as temáticas de enunciação, paixões e interações sociais. Atualmente é professora adjunta de Língua Portuguesa e Linguística da Universidade Federal da Paraíba.
Resumo →
Semiótica Política
Autoritarismo e resistência
Nos últimos anos, tem-se observado a ascensão de regimes políticos autoritários em diferentes países, desde o Leste Europeu até a América Latina. Os líderes desses regimes, com seus discursos e posturas, validam por vezes a prática do autoritarismo na interação diária dos sujeitos, até mesmo em espaços que não necessariamente se circunscrevem ao campo político stricto sensu. Reunindo pesquisadores do Brasil, da Espanha e do México, a mesa traz reflexões sobre os modos de identificação do funcionamento do autoritarismo, as causas de sua crescente visibilidade atual, bem como estratégias de construção de resistência. Juan Alonso Aldama apresentará uma análise da resistência como ato fundador da subjetividade que instaura a forma de vida da perseverança; Verórica Estay-Stange, tomando como base obras literárias e artísticas oriundas do contraponto à violência das ditaduras chilena e argentina, abordará a resistência como um ato semiótico; Alexandre Marcelo Bueno discutirá o gesto autoritário contemporâneo, refletindo sobre os modos de identificá-lo e de combatê-lo. A proposta da mesa é, portanto, trazer uma discussão que contribua para o entendimento tanto do autoritarismo como da resistência.