ELAN e CLAN
Ferramentas de transcrição e análise de dados em Aquisição da Linguagem
Participantes
-
Paula Soares
Paula Soares
É graduada em Letras pela UFPB, mestre e doutora em Linguística pela mesma universidade e pós-doutora em Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP/U.PORTO). Atualmente, desenvolve uma segunda pesquisa de pós-doutorado pela UFPB (PNPD/CAPES), sob a supervisão da Profa. Dra. Marianne Cavalcante, envolvendo aquisição linguagem, multimodalidade e gestos. Colabora com o Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING/LAFE/UFPB) no Projeto de Pesquisa Intercontinental, intitulado “Gesto e fala de crianças em ambientes digitais: acervo de dados intercontinentais”.
-
Rosângela Nogarini Hilário
Rosângela Nogarini Hilário
É graduada em Pegagogia pela UNESP/FCLAr, doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela mesma universidade e pós-doutora em Educação e Saúde pela UNIFESP. Desenvolve pesquisas nas áreas de Aquisição de Linguagem e Educação em uma perspectiva dialógico-discursiva, com os seguintes temas: aquisição do plural nominal; relações entre a produção vocal e o gesto de apontar; co-construção de sentidos em sala de aula; metodologia de pesquisa. Atualmente, desenvolve uma pesquisa de pós-doutorado, sob a supervisão da Profa. Dra. Alessandra Del Ré, sobre a aquisição do plural nominal por uma criança portuguesa, buscando semelhanças e diferenças entre a aquisição do português brasileiro e do português europeu.
Moderador(a)
-
Paula Bullio
Paula Bullio
Doutora em Linguística pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014), possui graduação em Letras (Inglês/Português) pela Universidade Federal de São Carlos (2003) e mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008), atuando principalmente nos seguintes temas: bilinguismo, aquisição da linguagem, educação bilíngue e ensino/aprendizagem de inglês como LE. Finalizou em 2016 o projeto de pós-doutorado (2016) intitulado “Code-Switching e as marcas de Subjetividade” sob supervisão da Profa. Dra. Ester Scarpa no IEL/Unicamp – SP. Atualmente, participa do grupo Gealin (Araraquara) e NALíngua (CNPq), ambos coordenados pela Profa. Dra. Alessandra Del Re acerca dos processos de formação da subjetividade da criança e aquisição da linguagem (materna e estrangeira).
Resumo →
ELAN e CLAN
Ferramentas de transcrição e análise de dados em Aquisição da Linguagem
Esta mesa destina-se a todos os discentes e pesquisadores que se interessam por análise de dados a partir de ferramentas tecnológicas. Nela, discutiremos o uso de softwares nas pesquisas em Aquisição da Linguagem, mais especificamente os programas ELAN e CLAN, que são ferramentas de transcrição e análise de dados registrados em áudio e/ou vídeo. O ELAN possui um modelo de dados baseado em trilhas, que suporta anotações de vários níveis e participantes múltiplos. É aplicado na pesquisa em ciências humanas e sociais, em trabalhos que envolvem aquisição da linguagem, documentação de linguagem, linguagem de sinais e pesquisa com gestos, entre outros, além de ter fins de documentação, de análise qualitativa e quantitativa. O CLAN¸ por sua vez, é um programa que permite a transcrição e análise automática de dados orais, tendo como princípio o alinhamento de cada enunciado (ou turno) com o áudio e/ou imagem a ele correspondente. A partir de um conjunto de normas de transcrição (CHAT), os dados podem ser compartilhados por pesquisadores de diversos países, sendo que muitos desses dados estão disponíveis no CHILDES, uma plataforma de compartilhamento de dados. Facilitadores de um processo lento e trabalhoso (a transcrição e análise de dados), o uso desses programas exige, também, um olhar crítico e uma postura cautelosa, pois o trabalho com a linguagem (e sobretudo com a aquisição da linguagem) lança desafios interpretativos que a máquina, muitas vezes, não é capaz de superar. De qualquer forma, é inegável a importância de se obterem conhecimentos sobre o manuseio desses softwares, já que formas tecnologicamente dinâmicas e atuais estão à disposição para facilitar e ressignificar o processo de registro, anotação, transcrição e análise de dados.