História das Ideias Linguísticas no/do Brasil
Participantes
-
Claudia Pfeifer
Claudia Pfeifer
Claudia Pfeiffer é pesquisadora no Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb/Nudecri//Unicamp) e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) no IEL/Unicamp. Sua formação foi realizada no IEL/Unicamp: graduação em Linguística (1991), mestrado (1995) e doutorado (2000) no PPGL com estágio sanduíche na École Normale (ENS) e na Univ. Paris VII. Analista de discurso, atua em pesquisas nas áreas do Saber Urbano e Linguagem, História das ideias Linguísticas e Divulgação Científica, sobretudo, em temáticas relativas a políticas públicas de ensino (políticas linguísticas e de educação) e mudanças climáticas. Co-coordena o Programa de Pesquisa Produção e Circulação na História das Ideias Linguísticas.
-
José Edicarlos de Aquino
José Edicarlos de Aquino
José Edicarlos de Aquino é graduado em Letras (Licenciatura plena – português) pela Universidade de Brasília (UnB). Tem mestrado e doutorado em Linguística, na área de História das Ideias Linguísticas, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É também portador de diploma de doutorado em Sciences du Langage pela Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3. Professor Adjunto no curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Criador e coordenador do Núcleo de Estudos da Linguagem (NEL) no campus da UFT em Porto Nacional, membro do Grupo Arquivos de Língua (GAL/UFF) e da Société d’Histoire et d’Épistémologie des Sciences du Langage (SHESL). Pesquisa e orienta trabalhos nos seguintes temas: História das Ideias Linguísticas, reflexão sobre a linguagem e as línguas no século XIX, história da língua portuguesa e das teorias linguísticas no Brasil, gramatização brasileira, obra de Júlio Ribeiro, conceito de língua materna.
-
Rogério Modesto
Rogério Modesto
Professor Adjunto B de Língua Portuguesa e Linguística do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, onde atua na graduação e no Programa de Pós-graduação em Letras: Linguagens e Representações. Possui Licenciatura e Bacharelado em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (2010), Mestrado (2014) e Doutorado (2018) em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Durante o doutorado, realizou estágio de pesquisa (Doutorado Sanduíche) no Laboratoire Triangle, da École Normale Supérieure de Lyon. É líder do DTeR – Discurso e Tensões Raciais (DLA/UESC) e Pesquisador FAPESB – Primeiros Projetos (n. 4090/2023). É membro fundador da REPENSE – Rede de Pesquisadores Negres dos Estudos da Linguagem. Interessa-se por Análise de Discurso, História das Ideias Linguísticas, Língua e Racialidade.
Moderador(a)
-
Thaís Araujo Costa
Thaís Araujo Costa
Professora Adjunta IV de Língua Portuguesa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e bolsista do Programa Prociência (UERJ/Faperj). Professora colaboradora da Linha 3 – HISTÓRIA, POLÍTICA E CONTATO LINGUÍSTICO do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (POSLING) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui graduação em Letras – Português/Literaturas (UERJ – 2007). Defendeu o Mestrado em Língua Portuguesa em março de 2010 na mesma instituição. Cursou doutorado, sob a orientação da Profa. Dra. Vanise Gomes de Medeiros, em Estudos da Linguagem (habilitação em Linguística) na UFF (Defesa Maio/2016), com período de estágio doutoral (doutorado sanduíche) na Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3, sob a supervisão do Prof. Dr. Jean-Marie Fournier. Nessa ocasião, participou também de reuniões, eventos e demais atividades do Laboratoire dHistoire des Théories Linguistiques (LAB-HTL). É integrante do Laboratório Arquivos do Sujeito (LAS-UFF), coordenado pelas professoras Vanise Medeiros, Bethânia Mariani e Silmara Dela-Silva, e do Grupo Arquivos de Língua (GAL-UFF), de coordenação de Vanise Medeiros (UFF) e Phellipe Marcel (UFF), no qual lidera o Arquivos de Saberes Linguísticos (Saberling-UFF/UERJ/FAPERJ). É autora do livro “Discurso gramatical: permanências e rupturas” (Pontes, 2019). Integra ainda o Grupo de Estudos em Sistêmica e Discurso (GESD-UERJ) e coordena, ao lado de Magda B. Schlee e Vânia Dutra, o Laboratório de Estudos em Gramática Discurso (LabGraDis – UERJ/FAPERJ). De 2020 a 2022, fez pós-doutorado em História das Ideias Linguísticas, sob a supervisão da Profa. Dra. Vanise Medeiros, no POSLING-UFF, e, concomitantemente, sob a supervisão da Profa. Dra. Claudia C. Pfeiffer, no Programa de Pós-Graduação em Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde também atuou como professora colaboradora. É membra e coordenadora da Coleção Letras Uerj da EdUerj e do Selo do ILE. Integra a Comissão de Historiografia Linguística da Associação Brasileira de Linguística (Abralin). Desenvolve pesquisas em História das Ideias Linguísticas e Análise de Discurso com enfoque em história da produção do conhecimento linguístico-gramatical.
Resumo →
História das Ideias Linguísticas no/do Brasil
O propósito desta mesa é apresentar reflexões acerca dos desdobramentos do processo de historicização e institucionalização no Brasil do programa de pesquisas em História das Ideias Linguísticas a partir do acordo de colaboração científica estabelecido nos anos 1990, sob a coordenação de Eni Orlandi (Unicamp) e Sylvain Auroux (Paris VII). Seu objetivo é, pois, noutras palavras, lançar luz sobre a contribuição brasileira para o desenvolvimento das pesquisas nesse campo, tendo em vista, em especial, mas não exclusivamente, o profícuo diálogo estabelecido com a Análise de Discurso materialista, no que concerne à consideração dos efeitos da (des)colonização na endogramatização brasileira iniciada no século XIX e das relações entre língua, sujeito e espaço, bem como entre discursos (meta)linguísticos e discursos racializados, no processo de (re)produção do conhecimento linguístico-gramatical.