Marion Carel
La Sémantique Argumentative
Conferencista
-
Marion Carel
Marion Carel
Marion Carel é Diretora de Estudos na EHESS (Paris). Organizou a coletânea Les Facettes du Dire. Hommage à Oswald Ducrot; dirigiu a obra coletiva Argumentation et polyphonie. De Saint Augustin à Robbe-Grillet, publicou a obra L’entrelacement argumentatif. Lexique, discours et blocs sémantiques.
Resumo →
Marion Carel
La Sémantique Argumentative
Nesta conferência, apresentaremos os desenvolvimentos recentes (não ousamos dizer os resultados) da semântica argumentativa. Fundada por Anscombre e Ducrot, a semântica argumentativa sustenta que o sentido de nossos enunciados é constituído por pontos de vista que prefiguram a sequência do discurso. Dizer “estou quase pronto” é envolver meu atraso de um ponto de vista positivo, preparando a resposta “eu te espero”; dizer “este dossiê é muito bom” é dizer que se deve receber o candidato.
A Teoria dos Blocos Semânticos se inscreve nessa perspectiva. O sentido de um enunciado é descrito por uma família organizada de encadeamentos argumentativos, construídos pela significação das próprias palavras ou por seus agenciamentos gramaticais. A significação da palavra “tenente” leva a parafrasear “um tenente gritava” por “uma manobra deveria ser feita, portanto um tenente gritava” e o entrelaçamento “sua má visão não o impede de ler” será parafraseado por “ele vê mal, no entanto consegue ler”. Nossos discursos articulam essas argumentações, opondo-as, colocando-as em relação gradual, ou até mesmo agrupando-as como tantas facetas de uma mesma ideia.
Retornaremos, nesse âmbito, às questões que estão sendo desenvolvidas atualmente e que podem ser organizadas em torno de dois temas: a oposição entre decodificação e interpretação argumentativa e a enunciação linguística.