Novos estudos em Morfologia diacrônica
Participantes
-
Natival Almeida Simões Neto
Natival Almeida Simões Neto
Professor Assistente-A de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), onde atua, também, como Professor Permamente do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL-UEFS). Doutor e Mestre na área de Linguística Histórica pelo Programa de Pós-graduação em Língua e Cultura, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduou-se em Letras Vernáculas (Licenciatura) nessa mesma universidade. Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Letras Vernáculas, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem se dedicado a pesquisas nas áreas de morfologia, semântica e antroponímia da língua portuguesa. Interessa-se, em especial, por trabalhos que se insiram no âmbito da Morfologia Histórica, Morfologia Construcional, Gramática de Construções, Semântica Cognitiva e Antroponomástica. Coordena o projeto “CONHPOR – Construcionário Histórico da Língua Portuguesa: esquemas morfológicos e sintáticos do português em abordagens construcionais, relacionais e cognitivistas – Primeira etapa: o português arcaico (séculos XII-XVI), cuja resolução CONSEPE/UEFS 116/2021 foi publicada em 20 de novembro de 2021, no Diário Oficial do Estado da Bahia. Atuou na organização das seguintes coletâneas: (a) Morfologia Construcional: avanços em língua portuguesa (EDUFBA, 2022); b) Nomes próprios: abordagens linguísticas (EDUFBA, 2021); (c) Dez leituras sobre o léxico (EDUNEB, 2019); (d) Olhares sobre o léxico: perspectivas de estudos (EDUNEB, 2018); (e)Redes lexicais: descrições, análises e histórias (Editora Mares, 2016). É autor de artigos publicados em livros e periódicos nacionais e internacionais.
-
Mailson dos Santos Lopes
Mailson dos Santos Lopes
Doutor em Linguística Histórica (Língua e Cultura) pela Universidade Federal da Bahia (2018), em regime de cotutela oficial com a Universidade de Coimbra (Bolsa PDSE / CAPES), com estudo histórico-comparativo sobre a prefixação no galego-português e no castelhano arcaicos (séculos XIII a XVI). Mestre em Linguística Histórica (Língua e Cultura) pela UFBA (2013); Licenciado e Bacharel em Letras Vernáculas e Língua Estrangeira Moderna (Espanhol), por essa mesma universidade (2010; 2011). Desde set./2013, é Professor Efetivo (Nível Adjunto II, desde set./2019) de Língua Espanhola do Instituto de Letras da UFBA, coordenando, desde out./2013 (com um lapso entre mar./2016 e set./2018), o Centro de Estudos da Língua e Cultura Galegas (CELGA). Atua como docente do Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLinC/UFBA) desde 2020.2, ministrando aulas nos cursos de Mestrado e Doutorado. É vice-coordenador do Programa para a História da Língua Portuguesa (PROHPOR), dentro do qual coordena, desde o seu surgimento (maio/2014), o projeto Opera Omnia de Rosa Virgínia Mattos e Silva, juntamente com a Profa. Dra. Tânia Lobo (UFBA). É membro colaborador do Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada da Universidade de Coimbra (CELGA – ILTEC), pesquisador do Grupo Tesouro do Léxico Patrimonial Galego e Portugués (Universidade de Santiago de Compostela), do Grupo de Estudios Gramaticales y Sociohistóricos del Español Fontanella de Weinberg (UFBA) e do Grupo de Estudos em Semântica Cognitiva (GESCOG – UFBA). Atuou em três edições do Programa Nacional do Livro Didático, como Revisor de Linguagem (PNLD 2017 – Ensino Fundamental) e Avaliador da área de Língua Estrangeira – Espanhol (PNLD 2015 – Ensino Médio; PNLD 2014 – Ensino Fundamental). Tem interesse e vem atuando nas áreas de morfologia, semântica e antroponímia históricas das línguas espanhola, galega e portuguesa, além do ensino do Espanhol como LE. Além disso, investiga alguns fenômenos morfológicos e lexicais sob a ótica da Linguística Cognitiva (Gramática das Construções, Gramática Cognitiva e Morfologia Construcional). Tem diversos artigos publicados em importantes periódicos do Brasil e da Espanha, bem como livros organizados e capítulos de livros. Proferiu mais de uma centena de conferências, palestras, minicursos e comunicações, no Brasil e no exterior. É membro de diversas associações acadêmicas (nomeadamente de linguística), nacionais e internacionais.
-
Andréa Lacotiz
Andréa Lacotiz
Doutora na área de Filologia e Língua Portuguesa, na Universidade de São Paulo, Mestre em Letras (2007) pela mesma universidade, pesquisadora vinculada ao Núcleo de Apoio à Pesquisa em Etimologia e Língua Portuguesa (NEHiLP-USP) e professora da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em morfologia histórica, formação de palavras e etimologia, atuando principalmente nos seguintes temas: semântica, morfologia histórica, sufixos derivativos, língua portuguesa e linguística.
Moderador(a)
-
Antonia Vieira dos Santos
Antonia Vieira dos Santos
Possui graduação em Letras Português (Licenciatura) pela Universidade de Brasília (1997), graduação em Letras Português (Bacharelado) pela Universidade de Brasília (1999), mestrado em Linguística Portuguesa pela Universidade de Coimbra (2003) e doutorado em Letras pela Universidade Federal da Bahia (2009). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Histórica, atuando principalmente nas áreas de morfologia, formação de palavras, léxico e onomástica. Integra o Grupo de Pesquisa Prohpor – Programa para a História da Língua Portuguesa, sediado no Instituto de Letras da UFBA, desenvolvendo pesquisa no âmbito do subgrupo Morfologia e Lexicologia Históricas.