O que é um bom artigo hoje?
Critérios de qualidade na publicação científica: boas práticas, desafios e o impacto das novas diretrizes da CAPES.
Palestrantes
-
Gerson Rodrigues de Albuquerque
Gerson Rodrigues de Albuquerque
Gerson Rodrigues de Albuquerque nasceu em Manaus, estado do Amazonas, no ano de 1962, é ensaísta, poeta, militante de movimentos sociais nas Amazônias, doutor em História Social (2001) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), é Professor Titular da Universidade Federal do Acre (UFAC), lotado no Centro de Educação, Letras e Artes, com atuação nas áreas de História, Letras e Artes. É líder do Grupo de Pesquisa História e Cultura, Linguagem, Identidade e Memória (GPHCLIM); Membro do Núcleo de Estudos das Culturas Amazônicas e Pan-Amazônicas (NEPAN); Curador da Coleção de Artes e Membro do Conselho Curador do Museu Universitário da UFAC (MADHIS); Sócio do Grupo de Estudos Linguísticos e Literários da Região Norte (GELLNORTE); Sócio da Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC); Sócio da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB); Membro do Conselho Editorial da Nepan Editora; foi Coordenador do Fórum de Editores de Periódicos da ANPOLL, ao lado da Professora Dra. Márcia dos Santos Machado Vieira, no biênio2022-2024; integra o quadro de docentes permanentes do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade (PPGLI) da UFAC, desde o ano de 2005; é Sócio da Associação de Docentes da UFAC (Adufac – seção sindical da Andes). Atualmente também atua como Editor Assistente do periódico Muiraquitã – Revista de Letras e Humanidades; é integrante do corpo de secretários nacionais das Jornadas Andinas de Literatura Latinoamericana (JALLA) e Presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL), mandato 2023-2025.
-
Miguel Oliveira, Jr.
Miguel Oliveira, Jr.
Miguel Olveira, Jr. é doutor em Linguística pela Universidade Simon Fraser (Vancouver, Canadá). Trabalhou como pesquisador associado na Universidade do Sul da Dinamarca (Odense, Dinamarca), no Instituto de Linguística Teórica e Computacional, ILTEC (Lisboa, Portugal), na Universidade de Manchester (Manchester, Reino Unido), no Instituto Max Planck de Atropologia Evolucionária, MPI (Leipzig, Alemanha), e na Universidade de St Andrews (St Andrews, Escócia, Reino Unido). Colaborou em pesquisas desenvolvidas no FitchLab, da Universidade de Viena (Viena, Áustria) e no Language Lab, no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (Cambridge, EUA). Foi pesquisador visitante no Laboratório de Pesquisa em Eletrônica (RLE) do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (Cambridge, EUA) e professor visitante no Departamento de Psicologia da Universidade da California, Davis (Califórnia, EUA). Trabalha como professor associado de Linguística na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e é atualmente presidente da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN). Atua principalmente nas seguintes áreas: prosódia, fonética experimental, psicolinguística e documentação linguística.
-
Raquel Freitag
Raquel Freitag
Raquel Freitag é Professora do Departamento de Letras Vernáculas, do Programa de Pós-Graduação em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Sergipe. Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina, área de concentração Sociolinguística, atualmente, estuda o processamento da variação linguística, com atenção às pistas de atenção, reparo e emoções na produção e percepção. Também desenvolve atividades de popularização da ciência e estímulo à pesquisa na educação básica, com o projeto Cienart e com a organização da Feira Científica de Sergipe durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Coordeno o Condomínio de Laboratórios Multiusuário de Informática e Documentação LAMID da Universidade Federal de Sergipe. Foi secretária da Associação Sergipana de Ciência ASCi, biênio 2016-2018. É Pesquisadora Associada da Rede Nacional de Ciência para Educação (CpE) e editora-chefe da Revista da ABRALIN. Vice-presidente da associação do Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Nordeste biênio 2019-2020 (GELNE) e da Associação Brasileira de Linguística.
Moderador(a)
-
Ayla Cristine de Souza e Silva
Ayla Cristine de Souza e Silva
Mestranda em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com concentração em Linguística. Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Inglesa pelo Centro Universitário Frassinetti do Recife (UniFAFIRE) e certificada pelo CELTA (Cambridge). Possui mais de uma década de experiência no ensino de inglês. Meus interesses de pesquisa incluem (im)polidez, Sociolinguística Interacional, Linguística Aplicada, Ensino de Língua Inglesa e Formação de Professores. Além disso, sou graduada em Administração pela Universidade de Pernambuco (UPE).
Resumo →
O que é um bom artigo hoje?
Critérios de qualidade na publicação científica: boas práticas, desafios e o impacto das novas diretrizes da CAPES.
A Abralin promove uma live interativa para debater os critérios de qualidade na publicação de artigos científicos. O evento abordará boas práticas na escrita e estruturação de artigos, além de discutir desafios e oportunidades no cenário acadêmico atual. Também será uma oportunidade para refletir sobre o papel dos periódicos da Abralin e as recentes mudanças nos critérios de avaliação da CAPES. O formato seguirá uma conversa dinâmica, com espaço para perguntas e respostas, permitindo um diálogo direto entre pesquisadores, editores e especialistas em ciência aberta.